Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/4632
Título: Literatura para a infância e valores no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Rodrigues, Maria Aldina
Cardoso, Ana Paula
Lopes, Fernando Alexandre
Palavras-chave: Literatura infantil
Educar
Amizade
Respeito
Diferença
Investigação-ação
Children’s Literature
Friendship
Educate
Respect
Difference
Data: Mai-2017
Editora: Escola Superior de Educação de Viseu
Citação: Rodrigues, M. A., Cardoso, A. P., & Lopes, F.A. (2017). Literatura para a infância e valores no 1.º Ciclo do Ensino Básico. In L. Menezes et al. (Eds), Olhares sobre a Educação: Em torno da formação de professores (pp.121-130). Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN:978-989-96261 (E-book).
Resumo: O presente estudo foi realizado numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico de um Agrupamento de Escolas de Viseu, no sentido de perceber qual é o contributo das histórias, contadas em contexto de sala de aula, no desenvolvimento de conceitos de amizade, respeito e diferença, em alunos do 3.º ano de escolaridade. Para a recolha de dados, utilizou-se uma primeira entrevista, a observação participante, a pesquisa documental, relativa às atividades e diferentes desafios propostos sobre um corpus, escolhido de acordo com os objetivos definidos no início do estudo e, no final, uma segunda entrevista, que serviu para comparar os resultados obtidos antes e após a implementação do estudo empírico. Esta investigação permite concluir que a Literatura Infantil tem uma grande importância na promoção e desenvolvimento de valores, na melhoria das relações do Eu com o Outro, assim como no enriquecimento de vocabulário relacionado com a educação para a cidadania.
ABSTRAT: The present study was conducted in a school of the first cycle of basic education of a school grouping in the municipality of Viseu, in order to understand the contribution of stories, told in the context of the classroom, to the development of concepts of friendship, respect and difference in pupils of the third year. For data collection one started out with a first interview, participant observation, and documentary research, concerning the activities and different challenges proposed about a corpus chosen according to the objectives defined at the beginning of the study. In the end, we applied a second interview, which enabled one to compare the results obtained before and after the implementation of the empirical study. This investigation allows us to conclude that Children’s Literature has a great importance in the promotion and development of values, in improving the relations between Self and Other, as well as in the enrichment of vocabulary related to citizenship education.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/4632
DOI: https://issuu.com/belmirorego/docs/livro_olhares_sobre_a_educa____o
ISBN: 978-989-96261
Aparece nas colecções:ESEV - DPCE - Capítulos (ou partes) de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Literatura para a infância no 1.º CEB_Rodrigues et al. 2017.pdf259,79 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.