Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/4646
Título: A gestão periférica do currículo e sucesso escolar dos alunos do 1º ciclo do ensino básico : perspetivas e (des)articulações
Autor: Serra, Maria Inês Barbosa
Orientador: Ramalho, Henrique
Lacerda, Carla
Palavras-chave: Currículo
Ensino básico
Educação básica
Supervisão
Data de Defesa: 2017
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio tem como objetivo dar a conhecer o percurso desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e do Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, sobretudo com enfoque nos processos de formação desenvolvidos em contexto da Educação Pré-Escolar, na Prática de Ensino Supervisionada II e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Prática de Ensino Supervisionada III. E apresentar o projeto de investigação realizado. Estre projeto está relacionado com a gestão do currículo e tem como objetivos: compreender o que o professor entende por gestão do currículo, aprofundar conhecimento sobre a gestão curricular que efetivamente é feita pelo professor, perceber qual é o contributo que essa gestão traz para a sua prática curricular, conhecer a opinião do professor relativamente ao currículo nacional para compreender se o vê mais como um ajuda ou como uma barreira e compreender se os pais/encarregados de educação e os próprios alunos são envolvidos na gestão do currículo. Para tentarmos cumprir os objetivos enunciados começamos por efetuar uma pesquisa de caráter empírico fundamentada por diversos autores. Quanto à metodologia, realizou-se uma investigação de caráter qualitativo com recurso ao inquérito por entrevista, com recurso à entrevista semiestruturada, que realizamos a 4 professores. Este relatório termina com as conclusões sobre o processo de aprendizagem realizado ao longo do mestrado.
The present Final Report of Internship aims to present the course developed during the Supervised Teaching Practice in the scope of the Master's Degree in Pre-School Education and First Cycle Teaching in Primary Education, especially with a focus on the training processes developed in Context of Pre-School Education, Supervised Teaching Practice II and the 1st Cycle of Basic Education, in the Supervised Teaching Practice III. And present the research project carried out. This project is related to curriculum management and aims to: understand what the teacher understands by managing the curriculum, deepen knowledge about the curriculum management that is effectively done by the teacher, realize what the contribution that this management brings to its Curriculum practice, to know the teacher's opinion of the national curriculum in order to understand whether he sees it as a help or as a barrier and to understand if the parents / guardians and the students themselves are involved in curriculum management. In order to try to fulfill the stated objectives, we begin by carrying out an empirical research based on several authors. As for the methodology, a qualitative research was carried out using the interview survey, using a semi-structured interview, which we carried out to 4 teachers. This report concludes with the conclusions on the learning process carried out over the masters.
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/4646
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RELATÓRIO FINAL DE ESTAGIO-A GESTAO PERIFERICA DO CURRICULO E O SUCESSO ESCOLAR DOS ALUNOS DO 1.CEB.pdf908,24 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.