Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/4648
Título: Pelos mares da leitura literária no ensino superior: há lugar(es) para/(d)o livro na era digital?
Autor: Melão, Dulce
Palavras-chave: Leitura literária
Ensino Superior
Livro
Era digital
Data: Set-2017
Editora: UA Editora
Citação: Melão, D. (2017). Pelos mares da leitura literária no ensino superior: há lugar(es) para/(d)o livro na era digital? In A. M: Ferreira, C. Morais, M. F. Brasete e R. L. Coimbra (Eds.) Pelos mares da língua portuguesa 3 (pp. 875-895). Aveiro: UA Editora
Resumo: É consensualmente reconhecida na atualidade a relevância da leitura na sociedade, abrindo-se, de forma crescente, a uma multiplicidade de dimensões alimentadas pela comunicação em rede. No ensino superior, tais dimensões merecem particular atenção, não só pelos desafios lançados pelo seu caráter cada vez mais diversificado, como pelas possíveis consequências que daí podem advir para o futuro profissional dos estudantes. Assim, nesta comunicação temos como objetivo indagar a importância do livro na era digital enquanto possível suporte configurador de práticas de leitura literária de estudantes do ensino superior a frequentar um 1.º Ciclo de estudos de Bolonha. No que se refere à metodologia adotada, face aos objetivos do estudo, considerámos adequada uma abordagem de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. Os participantes foram 27 estudantes inscritos na unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita que integra o plano de estudos da licenciatura em Educação Básica, na Escola Superior de Educação de Viseu (3.º ano, 1.º semestre, ano letivo 2015-2016). Os instrumentos utilizados foram 27 reflexões escritas individuais realizadas no âmbito do trabalho autónomo dos estudantes. A técnica privilegiada foi a análise de conteúdo. Apesar dos amplos itinerários de leitura proporcionados pela era digital, conclui-se que os estudantes atribuem grande importância ao livro impresso enquanto potenciador da motivação para a leitura literária, relegando para segundo plano possíveis vantagens do livro em suporte digital. Embora a tecnologia seja omnipresente no seu quotidiano, é o livro que resguarda os lugares das memórias que se entretecem nos seus percursos de leitura.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/4648
ISBN: 978-972-789-514-4
Aparece nas colecções:ESEV - DCL - Capítulos (ou partes) de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Capítulo_Mares_da_Língua.pdf24,59 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.