Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/4650
Título: A pedagogia de John Dewey e a sua pertinência no 1º ciclo do ensino básico : perspetivas dos professores do concelho de Viseu
Autor: Ferreira, Jessica Coutinho
Orientador: Cardoso, Ana Paula
Rocha, João
Palavras-chave: Prática de Ensino Supervisionada
1.º Ciclo do Ensino Básico
Professores
Pedagogia de John Dewey
Princípios pedagógicos
Trabalho de projeto
Supervised Teaching Practice
1st Cycle of Basic Education
Teachers
John Dewey's Pedagogy
Pedagogical principles
Project work.
Data de Defesa: 2017
Resumo: O relatório final de estágio surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, que integra o plano de estudos do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O presente relatório está dividido em duas partes. Na primeira, apresentámos uma reflexão crítica sobre as práticas que vivenciámos nos estágios, tendo estas lugar em dois contextos distintos: na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para o efeito, utilizámos materiais elaborados ao longo do estágio, planificações, relatórios críticos e legislação. A segunda parte deste relatório apresenta o trabalho de investigação desenvolvido ao longo de dois semestres, sobre a pedagogia de John Dewey e a sua pertinência no 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo em conta a perspetiva dos professores deste ciclo. Para o trabalho de investigação, realizámos um estudo descritivo, de cariz quantitativo, através de um inquérito por questionário para a recolha de dados. Os questionários foram aplicados a professores titulares de turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico de três Agrupamentos de Escolas do Concelho de Viseu. A partir da análise de dados, pudemos concluir que os professores consideram que a ação pedagógica dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico se enquadra na pedagogia de John Dewey, concretizando o que é estabelecido no documento Organização Curricular e Programas (Ministério da Educação, 2004), que vai, de igual modo, ao encontro dos ideais pedagógicos deste autor.
The final internship report is part of the Supervised Teaching Practice, which integrates the Master's Course in Pre-School Education and Teaching in the Primary School. This report is divided into two parts. In a first part, we present a critical reflection of the practices that we experienced in the stages, having these places in two distinct contexts: in Pre-School Education and in the Primary School. For this purpose, we have used materials developed during the internship, planning, critical reports and legislation. The second part of this report presents the research work developed over two semesters, about the pedagogy of John Dewey and its relevance in the Primary School, through the perspectives of the teachers of this cycle. For the research work, we conducted a descriptive and quantitative study through the questionnaire survey for data collection. The questionnaires were applied to teachers of the Primary School of three Groups of Schools of the Municipality of Viseu (Portugal). From our data analysis, we can conclude that the teachers consider that the pedagogical action of the teachers of the Primary School fits in the pedagogy of John Dewey, materializing what is established by the document Curriculum Organization and Programs (Ministry of Education, 2004), which likewise meets the pedagogical ideals of this author.
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/4650
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório final de estágio Jessica Ferreira 9503.pdf1,94 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.