Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/4651
Título: Sensibilização ambiental : práticas com crianças em idade pré-escolar
Autor: Silva, Ana Filipa Martins da
Orientador: Novais, Anabela
Mendes, Cristiana
Palavras-chave: Educação pré-escolar
educação ambiental
sensibilização ambiental
atividades práticas
Preschool education
environmental education
environmental awareness
practical activities
Data de Defesa: 2017
Resumo: Este Relatório Final de Estágio é fruto do trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e pretende evidenciar as Práticas de Ensino Supervisionadas (PES), bem como o projeto de investigação na área da Ciências Naturais que ocorreu na Educação Pré-Escolar, abrangendo duas partes. A primeira parte direciona-se às práticas levadas a cabo ao longo das PES II e III, fazendo-se, uma reflexão sobre todo o trabalho desenvolvido e os contextos onde estas decorreram. Na segunda parte é apresentado o projeto de investigação desenvolvido ao longo de dois semestres. Com a realização deste trabalho pretendeu-se realizar um estudo incidindo na questão “Que práticas favorecem a sensibilização ambiental de crianças em idade pré-escolar?”. Assim, pretendemos dar resposta a esta pergunta, tendo como objetivo promover a sensibilização ambiental em crianças em idade pré-escolar. Foram realizadas entrevistas às crianças de modo a perceber de que forma é que protegem o ambiente. Posteriormente, foram realizadas três atividades, com o objetivo de identificarem os tipos de meio ambiente, o conceito e a importância de meio ambiente e as práticas ambientais das crianças. Os resultados da investigação mostraram que as crianças dos quatro e cinco anos percebem o conceito e a importância de meio ambiente e conseguem identificar vários tipos de meio ambiente. Constatámos que fora e dentro do jardim de infância efetuam práticas ambientais. Algumas crianças de três anos têm alguma dificuldade em perceb
This Internship Final Report is the work developed under the Master in Pre-School Education and Training of the 1st cycle of basic education and aims to highlight the Teaching Practice Supervised (TPS) as well as the research project in the field of Natural Sciences that took place in pre-school education, comprising two parts. The first part directs to the practices carried out along the TPS II and III, becoming a reflection on all the work and the contexts in which this took place. In the second part presents the research project developed over two semesters. With this work we intended to conduct a study focusing on the question "What practices promote environmental awareness of children in preschool age?” Thus, we intend to answer this question, aiming to promote environmental awareness in children of preschool age. Interviews were conducted with children in order to understand how it is that they protect the environment. Subsequently, there were three activities, in order to identify types of environment, the concept and the importance of the environment and their environmental practices. The research results showed that children of four and five years realize the concept and the importance of environment and can identify various types of environment. We found that in and out of kindergarten, they have environmental practices. Some three year old children have some difficulty in understanding the concept and its importance, although they also carry out environmental practices.
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/4651
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:ESEV - DCL - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RELATORIO FINAL_ Corrigido.pdf2,32 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.