Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/4734
Título: As motivações do turista para a prática de turismo náutico na região Centro de Portugal
Autor: Duarte, Isabel Norte de Sequeira
Orientador: Novais, Cristina Maria de Jesus Barroco
Vicente, Margarida
Palavras-chave: Turismo náutico
Região Centro
Atividades náuticas
Motivações
Imagem do destino
Data de Defesa: 11-Out-2017
Resumo: O Turismo Náutico mundial está em crescente e franca expansão e em Portugal integra a lista dos 10 produtos estratégicos do Plano Estratégico Nacional do Turismo. Apesar de existirem condições propícias à prática de atividades náuticas em todas as regiões de Portugal, escolheu-se a Região Centro como principal foco de estudo por ainda ser pouco conhecida e explorada enquanto um destino turístico náutico. Para a elaboração deste estudo, realizou-se uma vasta revisão da literatura sobre os principais temas: o Turismo Náutico, evidenciando as suas diferentes tipologias e o comportamento do consumidor, abordando as motivações e a imagem do destino. Esta análise teve por objetivos avaliar a importância do Turismo Náutico em Portugal e identificar o seu posicionamento estratégico enquanto destino de Turismo Náutico. Ao focar o estudo na Região Centro, procurou-se compreender quais são os seus fatores críticos de sucesso associados ao Turismo Náutico, de forma a poder desmistificar a ideia que o Turismo Náutico de Recreio e Desportivo só pode ser praticado em regiões do Litoral. Como forma de identificar o perfil do praticante de atividades náuticas e a averiguar quais são os atributos e motivações mais valorizados quando se desloca para a Região Centro, considerou-se fundamental a elaboração de um inquérito por questionário. Participaram neste estudo duzentos e cinquenta e oito indivíduos com diferentes perfis, praticantes de diversas atividades náuticas em diferentes zonas da Região Centro. Através da análise dos resultados foi possível concluir-se que as principais motivações do turista náutico estão relacionadas com o divertimento, com a experiência na prática das atividades náuticas, com o conhecimento do destino, com o relaxamento e com o potencial do local. Relativamente à perceção que têm sobre a Região Centro como um destino turístico, atribuem valor a esta região por ser um bom destino de férias no qual têm confiança, onde a natureza está bastante presente e onde existem várias oportunidades de entretenimento. Por último, concluiu-se que por ser um estudo pioneiro em Portugal, poderá revelar-se bastante importante para as entidades responsáveis dinamizarem o Turismo Náutico na Região Centro bem como para a possível elaboração de estudos futuros.
ABSTRACT: Nautical tourism in Portugal is one of the ten strategical products belonging to the National Strategical Plan of Tourism. Even though most Portuguese regions have natural conditions fit to practice nautical activities, the Center Region was chosen as the subject of this study because is still very unknown and ill-explored as a nautical touristic destination. A vast review of the literature was made, regarding the main themes of this study: Nautical Tourism, its different types and the consumer’s behavior; the consumer’s motivations and the destination image. The objectives were the following: evaluate the importance of the Nautical Tourism in Portugal and identify its strategic position as a nautical touristic destination. Regarding the Center region, it was important to fully understand the critical factors of success so that it becomes possible to demystify the idea that the Nautical Tourism can only be practiced in the coast regions. In order to design a profile of the nautical activities practitioner and to investigate the major characteristics and motivations for the practitioner to go to the Center Region, it was essential to make an inquiry by questionnaire. Two hundred and fifty-eight people answered it: individuals with different profiles, different nautical activities taken in different areas of the Region. Its conclusions, with support of factorial analysis, were the following: the major motivations of the nautical tourist are related with the fun/amusement, the experience in these activities, the knowledge of the destination, the relaxation and the place’s potential. Regarding the perception about the Center region as a touristic destination, they value this region as a pleasant and trustworthy destination, surrounded by nature and filled with entertainment. Lastly, it was possible to conclude that, being a pioneer study in Portugal, it can help improve and boost the nautical tourism of the Center Region and facilitate future studies.
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/4734
Designação: Gestão Turística
Aparece nas colecções:ESTGV - DG - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
As motivações do turista para a prática de Turismo Naútico na Região Centro de Portugal.pdf2,29 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.