Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/4809
Título: Plano de desenvolvimento do MONTEBELO VISTA ALEGRE ÍLHAVO HOTEL
Autor: Barbosa, Vera Luísa Fonte Pereira
Orientador: Novais, Cristina Maria de Jesus Barroco
Barros, Samuel Ferreira
Palavras-chave: Turismo Industrial
Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel
Análise Estratégica
Diretrizes Estratégicas
Data de Defesa: 5-Jan-2018
Resumo: O turismo industrial permite desenvolver a notoriedade e imagem de um lugar ou marca promovendo o seu património industrial. Abrir as portas e mostrar o seu processo de fabrico, as suas competências e os seus dinamismos potencia a visita de turistas a uma região o que contribui para o seu desenvolvimento económico. O MONTEBELO VISTA ALEGRE ÍLHAVO HOTEL visa explorar um segmento de turismo ligado à atividade industrial e a sua história, numa perspetiva da indústria viva desde a origem à evolução ao longo do tempo, da fábrica de Porcelana da Vista Alegre. O objetivo deste trabalho é elaborar o plano de desenvolvimento do MONTEBELO VISTA ALEGRE ÍLHAVO HOTEL com vista à determinação das orientações estratégicas para o sucesso do empreendimento. Neste sentido, foi efetuada a revisão de literatura do turismo industrial analisando os seus benefícios como fator de desenvolvimento económico de uma região. Em Portugal destaca-se um caso de sucesso deste produto turístico, São João da Madeira. Efetuada a análise do meio envolvente contextual e transacional e a análise interna e realizado o estudo de mercado (inquérito), foram identificados os fatores críticos de sucesso que, com a matriz SWOT, permitiram formular uma proposta de orientação estratégica para o hotel. A aplicação do inquérito por questionário aos agentes e operadores turísticos permitiu concluir das potencialidades deste tipo de turismo. Contudo, demonstrou também o desconhecimento ainda existente do MONTEBELO VISTA ALEGRE ÍLHAVO HOTEL como destino de turismo industrial. A análise estratégica do hotel permitiu suportar uma proposta de diretrizes estratégicas que se fundamentam na herança cultural da unidade de produção de porcelana da Vista Alegre. É preconizado o crescimento do volume de negócios do hotel, baseado na excelência do serviço e assente numa oferta diversificada e inovadora, suportadas pelo desenvolvimento de parcerias e pela qualificação dos seus recursos humanos.
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/4809
Designação: Gestão Turística
Aparece nas colecções:ESTGV - DG - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
dissertação_vera_barbosa.pdf5,95 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.