Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/4812
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelão, Dulce-
dc.date.accessioned2018-02-06T14:06:34Z-
dc.date.available2018-02-06T14:06:34Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMelão, D. (2017). Périplos textuais e representações da educação literária no ensino básico. Revista Lusófona de Educação, 37, 45-61. doi:10.24140/issn.1645-7250.rle37.03pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4812-
dc.description.abstractA Educação Literária tem sido recentemente alvo de atenção no Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico (2015), destacando-se o seu contributo para a formação de leitores, sobretudo ao conciliar práticas de leitura autónoma com itinerários que possam promover o ensino da compreensão do texto literário. Neste estudo refletimos sobre tais desafios, a partir de um conjunto de planificações realizadas no âmbito de um trabalho efetuado na unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita (1.º Ciclo de Estudos em Educação Básica, 3.º ano), centrado na exploração do domínio da Educação Literária em articulação com o ensino do desenvolvimento da compreensão na leitura. Utilizando como instrumentos 12 planificações elaboradas pelos estudantes, tivemos como objetivo investigar qual a relevância da Educação Literária em sala de aula para estes estudantes, através da análise das suas diferentes propostas de operacionalização dos objetivos incluídos em tal domínio, cruzando-o com o domínio da Leitura e Escrita. Inferimos que depreciavam alguns dos objetivos e respetivos descritores de desempenho no âmbito da Educação Literária, fazendo, por vezes, uma articulação débil com o domínio da Leitura e Escrita. Concluímos que é necessário que existam programas de formação que possibilitem aos futuros profissionais da Educação consolidar o gosto pela leitura, de modo a que tal possa vir a repercutir-se no seu futuro público.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.subjectEducação literáriapt_PT
dc.subjectleiturapt_PT
dc.subjectensino do Portuguêspt_PT
dc.subjectprofissionais da Educaçãopt_PT
dc.titlePériplos textuais e representações da educação literária no ensino básicopt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
degois.publication.firstPage45pt_PT
degois.publication.lastPage61pt_PT
degois.publication.titleRevista Lusófona de Educaçãopt_PT
dc.identifier.doidoi:10.24140/issn.1645-7250.rle37.03pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/6229-
Aparece nas colecções:ESEV - DCL - Artigos publicados em revista científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Melão_RLE_2017.pdf167,67 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.