Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.19/5034
Title: O ensino da compreensão na leitura: um estudo de caso no 1.º ciclo de Bolonha
Author: Melão, Dulce
Keywords: Formação de professores
Ensino da leitura
Compreensão na leitura
Issue Date: 2018
Publisher: Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
Citation: Melão, D. (2018). O ensino da compreensão na leitura: um estudo de caso no 1.º ciclo de Bolonha. In D. Alves, H. G. Pinto, I. S. Dias, M. O. Abreu & R. G. Muñoz (Orgs.). VII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (pp. 25-30). Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. (ISBN: 978-989-8797-20-9)
Abstract: Nesta comunicação temos como objetivo refletir sobre o desempenho didático de estudantes de Educação Básica, relativamente à mobilização de estratégias de desenvolvimento da compreensão na leitura, apresentando um estudo de caso realizado no âmbito do 1.º Ciclo de Bolonha. Os participantes foram estudantes inscritos na unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita (Educação Básica, 3.º ano) de uma instituição de ensino superior Portuguesa. O instrumento de recolha de dados utilizado foi o relatório escrito de um trabalho prático de fundamentação e planificação de atividades de motivação para a leitura e de desenvolvimento da compreensão na leitura. A análise de conteúdo do relatório permitiu-nos inferir que: i) no âmbito das estratégias de ensino da leitura centradas na motivação, os estudantes destacaram rodear os alunos de um universo de leitura, desvalorizando a diversificação de práticas de leitura; ii) relativamente às estratégias de ensino da leitura centradas no desenvolvimento da compreensão na leitura, os estudantes favoreceram trabalhar a identificação das ideias principais dos textos lidos, depreciando, sobretudo, a ativação de conhecimentos prévios. Concluímos que a planificação, implementação e desenvolvimento de programas em didática do Português que concedam relevo à motivação para a leitura e ao desenvolvimento da compreensão na leitura se revestem de particular importância, pelas suas repercussões no ensino da leitura do futuro público dos estudantes.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/5034
ISBN: 978-989-8797-20-9
Appears in Collections:ESEV - DCL - Documentos de congressos (comunicações, posters, actas)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Melão_IPCE_2018.pdf12,4 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.