Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/5034
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelão, Dulce-
dc.date.accessioned2018-07-30T10:50:54Z-
dc.date.available2018-07-30T10:50:54Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMelão, D. (2018). O ensino da compreensão na leitura: um estudo de caso no 1.º ciclo de Bolonha. In D. Alves, H. G. Pinto, I. S. Dias, M. O. Abreu & R. G. Muñoz (Orgs.). VII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (pp. 25-30). Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. (ISBN: 978-989-8797-20-9)pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8797-20-9-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/5034-
dc.description.abstractNesta comunicação temos como objetivo refletir sobre o desempenho didático de estudantes de Educação Básica, relativamente à mobilização de estratégias de desenvolvimento da compreensão na leitura, apresentando um estudo de caso realizado no âmbito do 1.º Ciclo de Bolonha. Os participantes foram estudantes inscritos na unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita (Educação Básica, 3.º ano) de uma instituição de ensino superior Portuguesa. O instrumento de recolha de dados utilizado foi o relatório escrito de um trabalho prático de fundamentação e planificação de atividades de motivação para a leitura e de desenvolvimento da compreensão na leitura. A análise de conteúdo do relatório permitiu-nos inferir que: i) no âmbito das estratégias de ensino da leitura centradas na motivação, os estudantes destacaram rodear os alunos de um universo de leitura, desvalorizando a diversificação de práticas de leitura; ii) relativamente às estratégias de ensino da leitura centradas no desenvolvimento da compreensão na leitura, os estudantes favoreceram trabalhar a identificação das ideias principais dos textos lidos, depreciando, sobretudo, a ativação de conhecimentos prévios. Concluímos que a planificação, implementação e desenvolvimento de programas em didática do Português que concedam relevo à motivação para a leitura e ao desenvolvimento da compreensão na leitura se revestem de particular importância, pelas suas repercussões no ensino da leitura do futuro público dos estudantes.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociaispt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectEnsino da leiturapt_PT
dc.subjectCompreensão na leiturapt_PT
dc.titleO ensino da compreensão na leitura: um estudo de caso no 1.º ciclo de Bolonhapt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
degois.publication.firstPage25pt_PT
degois.publication.lastPage30pt_PT
degois.publication.locationLeiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociaispt_PT
degois.publication.titleVII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educaçãopt_PT
Aparece nas colecções:ESEV - DCL - Documentos de congressos (comunicações, posters, actas)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Melão_IPCE_2018.pdf12,4 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.