Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/5036
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelão, Dulce-
dc.contributor.authorBalula, João Paulo Rodrigues-
dc.date.accessioned2018-08-06T09:38:02Z-
dc.date.available2018-08-06T09:38:02Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMelão, D. & Balula, J. P. (2018). Da página como espaço de escuta e abrigo de afetos: a literatura para a infância na Educação Pré-Escolar. In D. Alves, H. G. Pinto, I. S. Dias, M. O. Abreu & R. G. Muñoz (Orgs.). VII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (pp. 101-106). Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. (ISBN: 978-989-8797-20-9)pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8797-20-9-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/5036-
dc.description.abstractA literatura para a infância, em Portugal, tem vindo a ser, cada vez mais, alvo de atenção em contexto educativo, multiplicando-se a publicação de propostas de qualidade, para diferentes faixas etárias, e correspondendo a distintas e diversificadas opções editoriais. Tais opções permitem promover formas renovadas de interação com o livro-álbum capazes de incrementar o prazer de ler. Partimos de um corpus de análise constituído por duas obras de Isabel Minhós Martins, publicadas em 2013, “Uma onda pequenina” e “Este livro está a cha-mar-te (não ouves?)”, e traçamos os seguintes objetivos para o nosso estudo: i) indagar o contributo dos peritextos destes livros-álbum no que respeita ao fo-mento da motivação para a leitura; ii) refletir sobre as possibilidades do reforço da literacia emergente na Educação Pré-Escolar, através da combinação de estratégias que favorecem a interação do livro-álbum com os leitores, fomentadas, página a página, em espaços de escuta, abrigando afetos. Concluímos que os peritextos dos dois livros-álbum podem contribuir para o incremento da literacia emergente, sempre que enquadrados em práticas de leitura partilhada que favoreçam a sua fruição, permitindo às crianças brincar enquanto leem.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociaispt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectLiteratura para a infânciapt_PT
dc.subjectFormação de leitorespt_PT
dc.subjectPeritextospt_PT
dc.subjectLivro-álbumpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.titleDa página como espaço de escuta e abrigo de afetos: a literatura para a infância na Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
degois.publication.firstPage101pt_PT
degois.publication.lastPage106pt_PT
degois.publication.locationLeiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociaispt_PT
degois.publication.titleVII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educaçãopt_PT
Aparece nas colecções:ESEV - DCL - Documentos de congressos (comunicações, posters, actas)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Melão&Balula_IPCE_2018.pdf8,56 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.