Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/5124
Título: A importância das estratégias de intervenção numa criança com dificuldades ao nível da linguagem em contexto da educação pré-escolar
Autor: Correia, Elisabete
Orientador: Silva, Ana Isabel
Palavras-chave: Dificuldades ao nível da linguagem
Estratégias de intervenção
Necessidades educativas especiais
Educação pré-escolar
Difficulties in terms of language
Intervention strategies
special educational needs
Preschool education
Data: 2016
Resumo: Este projeto foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Investigação, do 1.º ano do Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor, tendo como fio condutor a seguinte questão de partida: Qual a importância das estratégias de intervenção numa criança com dificuldades ao nível da linguagem, em contexto da educação pré-escolar? A partir dela delinearam-se os seguintes objetivos: identificar as capacidades e limitações de uma criança com dificuldades ao nível da linguagem, em contexto de educação pré-escolar; conhecer as estratégias de intervenção desenvolvidas com a criança; refletir acerca das estratégias de intervenção utilizadas para o desenvolvimento da linguagem da criança; descrever o percurso da criança, face às estratégias de intervenção utilizadas para o desenvolvimento da sua linguagem. O trabalho empírico seguiu uma metodologia de investigação qualitativa - estudo de caso – tendo-se recolhido dados através da aplicação de três guiões de entrevistas semiestruturadas, realizadas à Professora de Educação Especial (PEE), Educadora de Infância (EI) e Encarregada de Educação (EE) da criança, de observações naturalistas e análise documental. A criança em estudo é do sexo masculino, com 6 anos de idade, com diagnóstico de dificuldades nas funções mentais da linguagem, revelando imaturidade para a sua idade cronológica, bem como no desenvolvimento global, que frequenta um jardim de infância da região centro de Portugal. A análise dos dados possibilitou responder à questão de investigação e atingir os objetivos traçados. Constatou-se que a criança tem dificuldades ao nível da linguagem recetiva e expressiva, da cognição e da psicomotricidade, e que a sua maior evolução foi na socialização. Quanto às expectativas das entrevistadas para as futuras aprendizagens da criança, todas referiram a necessidade de haver mais investigação, para que se consiga perceber mais acerca da problemática da criança.
This project was carried out under the Research subject of the first year of the Masters Degree in Special Education-Cognitive and Motor Domain and has as guiding thread the following initial question: What is the importance of intervention strategies in children with difficulties in terms of language, in the context of pre-school education? Starting from this question the following objectives were outlined: to identify the capabilities and limitations of a child with difficulties in terms of language, in the context of pre-school education; to know the intervention strategies developed with the child; to reflect on the intervention strategies used for the development of the child's language; to describe the path of the child given the intervention strategies used for the development of their language. The empirical work followed a qualitative research methodology-case study-having been collected naturalistic observations and document analysis data, through the application of three screenplay semi-structured interviews, conducted with Special Education Teacher (SET), Educator of Childhood (EC) and the child's In Charge of Education (ICE). The child in the study six-year old male, who is attending a kindergarten in the center of Portugal, diagnosed with difficulties in language mental functions, revealing immaturity to his chronological age, as well as in his global development. Data analysis allowed the answer to the research question and the achievement of the established goals. It was found that the child has difficulties with receptive and expressive language, cognition and motor skills, and that his bigger evolution was in socializing. As for the expectations of the interviewed regarding the child's future learning, all have mentioned the need for more research, in order to further understand the child's problem.
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/5124
Designação: Formação Especializada em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor
Aparece nas colecções:CI&DETS - Outros (que sejam considerados relevantes e após decisão unânime)
ESEV - DPCE - Outros (que sejam considerados relevantes e após decisão unânime)

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