Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/522
Título: O conhecimento profissional dos professores – especificidade, construção e uso
Autor: Roldão, Maria do Céu
Figueiredo, Maria Pacheco
Campos, Joana
Luís, Helena
Palavras-chave: Profissionalidade
Conhecimento Profissional Docente
Pesquisa na Formação
Certificação Profissional
Supervisão
Reflexividade
Data: 2009
Citação: Roldão, M. C., Figueiredo, M. P., Campos, J., & Luís, H. (2009). O conhecimento profissional dos professores – especificidade, construção e uso. Da formação ao reconhecimento social. Revista Brasileira de Formação de Professores, 1(2). Disponível: http://www.facec.edu.br/seer/index.php/formacaodeprofessores/
Resumo: Neste artigo analisa-se o estado actual da representação do conhecimento profissional específico, sustentador e legitimador do exercício da docência. Discute-se num primeiro momento a sua natureza e construção social e histórica e algumas das ambiguidades decorrentes da dispersão dos referenciais do seu reconhecimento social. Problematizam-se, a partir desse quadro, alguns factores que influenciam a representação dominante desse saber, nomeadamente apresentando dados de pesquisas de doutoramento em curso, desenvolvidas pelas autoras em universidades de Portugal e Espanha. Essas pesquisas incidem sobre (1) o estudo do lugar atribuído à produção de conhecimento através da investigação, em programas de formação inicial, e características de que se reveste o conhecimento produzido nesse âmbito (2) a análise de dimensões da representação social que o reflectem e se traduzem, entre outros aspectos, nos formatos particulares da certificação para a docência, aqui referenciados ao caso português e (3) o estudo da percepção da construção do conhecimento profissional de docentes e futuros docentes envolvidos em processos formativos centrados na reflexão sobre as práticas e em práticas supervisivas. O conhecimento profissional docente constitui-se hoje como uma área de pesquisa relevante, particularmente na ressignificação da profissionalidade docente face ao universo de complexidade e heterogeneidade que caracteriza as sociedades que escola e professores são supostos servir.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/522
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