Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/526
Título: Ler na era digital: os desafios da comunicação em rede e a (re)construção da(s) literacia(s)
Autor: Melão, Dulce
Palavras-chave: Comunicação
Educação
Literacia
Leitura
Tecnologias de Informação e Comunicação
Data: 2010
Editora: Escola Superior de Educação de Coimbra
Resumo: Na sociedade actual, novas formas de literacia desafiam os educadores a implementar estratégias multifacetadas que tornem os estudantes leitores bem sucedidos na era digital, instigando-os a alargarem a suas competências de leitura. Este artigo explora alguns dos modos pelos quais a tecnologia está a mudar as práticas de leitura, abrindo caminho à consolidação de “multiliteracias” alicerçadas pelo desenvolvimento da comunicação em rede. Viajando da página ao ecrã, são apresentados exemplos de novas práticas de leitura na internet e enfatizadas formas multimodais da reconstrução do conceito de literacia. É defendido que a ligação entre a literacia e a tecnologia se está a fortalecer, exigindo uma maior reflexão sobre o acto de ler em si mesmo e sobre a forma como os educadores o equacionam hoje.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/526
Aparece nas colecções:ESEV - DCL - Artigos publicados em revista científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
06A-Dulce-melao_pp_75-90.pdf137,54 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.