Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/534
Título: O ensino de Canto nos ramos genérico e vocacional do 1º Ciclo do Ensino Básico em Portugal. Um estudo de caso múltiplo.
Autor: Aguiar, Maria Cristina
Vieira, Maria Helena
Palavras-chave: Ensino de Canto
Educação Vocal
Ensino Básico
Data: Set-2010
Resumo: Este estudo propõe uma reflexão acerca da forma como se tem vindo a realizar o ensino de Canto em Portugal, no 1º Ciclo do Ensino Básico, genérico e vocacional. Ambiciona-se a aquisição de dados relativos à ligação dos pressupostos programáticos com as práticas educativas, no que se refere a: adequação de objectivos, orientações curriculares, filosofias de base, competências, repertório e técnica vocal. Distinguir-se-ão três secções: a revisão de literatura, a investigação empírica e a análise e apresentação dos dados recolhidos. O estudo de caso múltiplo constituirá a base da presente investigação, a qual assentará num modelo primordialmente qualitativo, com o recurso a técnicas de análise documental, entrevista e questionário. A amostra será definida a partir de elementos constitutivos de três grandes grupos, dos dois ramos de ensino (genérico e vocacional): crianças que frequentam o 1º Ciclo, agentes educativos e titulares de cargos directivos com implicações pedagógicas. Serão, também, utilizadas técnicas de metodologia quantitativa, na análise de alguns dos dados recolhidos. Esta pesquisa pretende ser um contributo para apreender o modo como é realizado o ensino de Canto no ensino público, propiciando um espaço de reflexão acerca das diferenças e semelhanças na aplicação dos programas e na efectivação deste ensino.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/534
Aparece nas colecções:ESEV - DCA - Documentos de congressos (comunicações, posters, actas)



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.