Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/5354
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dc.contributor.advisorFelizardo, Sara-
dc.contributor.advisorLacerda, Carla-
dc.contributor.authorEgas, Daniela Esteves Carvalho de-
dc.date.accessioned2019-01-09T15:30:09Z-
dc.date.issued2017-11-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/5354-
dc.description.abstractEste projeto de investigação pretende aferir de que forma as experiências pré-profissionalizantes (TVPE), previstas nos Planos Individuais de Transição (PIT`s) de cinco alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) de caráter permanente, poderão contribuir para a sua inclusão nos contextos de vida laboral e social. Considerando importante enquadrar a evolução da educação especial em termos históricos e concetuais, bem como as NEE num quadro legislativo e normativo, pretendemos igualmente compreender o processo de TVPE, tendo em atenção as dinâmicas familiar, parental e pessoal. Neste contexto, definimos os seguintes objetivos orientadores: i) conhecer a história compreensiva dos jovens com NEE, nas dimensões desenvolvimental, familiar e escolar; ii) analisar as perceções dos jovens e respetivos professores e pais/Encarregados de Educação (EE) sobre os conteúdos, estratégias e atividades de preparação dos jovens com NEE para uma futura inserção numa experiência pré-profissionalizante; iii) verificar o grau de envolvimento dos pais/EE no processo de TVPE dos seus educandos; iv) compreender a pertinência das estratégias educativas implicadas nos processos de TVPE, do ponto de vista dos próprios jovens com NEE, professores e pais/EE. O estudo que apresentamos enquadra-se no tipo de estudo de casos múltiplos, sendo que a amostra é constituída por 14 participantes, a saber: quatro professores (três Diretores de Turma e um docente de Educação Especial), cinco alunos em processo de TVPE e quatro pais/ EE. Para a recolha dos dados foram utilizados os instrumentos: análise documental, inquérito por entrevista semiestruturada, a observação naturalista e a escala de autoconceito - “Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale”, de Piers e Hertzberg (2002). De acordo com os dados recolhidos, percebemos que os jovens não estão muito envolvidos nos contextos de sala de aula e de interação nos momentos lúdicos com os seus pares sem NEE, restringindo-se à sala de apoio, local seguro e de aprendizagem de competências específicas, bem como aos locais de estágio. Para além disso, percebemos que ao longo do processo inerente ao PIT os jovens e respetivas famílias não estiveram envolvidos nas opções de estágio, o que condicionou o sucesso pretendido pelo PIT. De um modo geral, os alunos gostaram deste primeiro contacto com o mercado de trabalho e do sentido de responsabilidade que desenvolveram, o que revela um marco essencial na vida pós-escolar. Em suma pretendemos que a realização deste projeto de investigação possa abrir novos trajetos de forma a combater algumas lacunas existentes ao longo deste processo que consideramos tão importante na construção de uma sociedade mais inclusiva. Compreender e sensibilizar serão fundamentais para a importância desta temática e de todo o processo envolvente.pt_PT
dc.description.abstractThis investigation project aims to gauge the way in which the pre-vocational experiences (TPSL), seen in the Individual Transition Plan (ITP) of five students with Special Education Needs (SEN) of permanent state, are able to contribute to their inclusion in the context of Laboral and social life. Considering important framing the special education evolution in historic and conceptual terms, as well as SEN in a legislative and normative table, we equally aim to understand the process of TPSL, giving attention to the family, parental and personal dynamics. In this context, we define the following orienting objectives: i) knowing the comprehensive history of the juveniles with SEN, in the developmental, familiar and school dimensions; ii) analysing the perceptions of the juveniles and respective professors and parents/guardians concerning the SEN juveniles preparation topics, strategies and activities for a future insertion in a pre-vocational experience; iii) verifying the degree of involvement of the parents/guardians in the process of the TPSL of their pupil; iv) understanding the relevance of the educational strategies implied in the process of the TPSL, in the view of the SEN juveniles themselves, professors and parents/guardians. The study we present fits in the multi case, the sample constituted of 14 participants, of which: four professors (three Class Director and a teacher of Special Education), five students in the process of TPSL and four parents/guardians. To collect the data the following instruments were used: documental analysis, inquiry by half structured interview, naturalist observation and auto concept scale - “Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale”, by Piers & Hertzberg (2002). In accord to the collected data, we understood that the juveniles if not very involved in the context of the classroom and the interaction in the ludic moments with their pairs without SEN, restricting themselves to the support room, safe place for learning of specific competences, as well as places of internship. On top of that, we understood that the during the process related to the ITP the juveniles and respective families were not involved in the internship options, which resulted in the success pretended by the ITP. In a general case, the students enjoyed this first contact with the working market and the sense of responsibility they developed, which reveals an essential mark in their post school life. In sum we pretend that the realization of this project of investigation allows the opening of new pathways in order to fight some existing during this process we consider much important in the construction of a more inclusive society. Understanding and raising awareness will be fundamental to the importance of this thematic and of the entire surrounding process.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectInclusive education;pt_PT
dc.subjectIndividual Transition Planpt_PT
dc.subjectSpecial education;pt_PT
dc.subjectTransition to post-school lifept_PT
dc.subjectIndividual Specific Curriculumpt_PT
dc.titleProcesso de transição para a vida pós-escolar de alunos com necessidades educativas especiaispt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.date.embargo2019-11-10-
thesis.degree.nameEducação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motorpt_PT
dc.identifier.tid202135136pt_PT
Aparece nas colecções:ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

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