Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.19/5355
Title: O papel da literatura para a infância na aprendizagem da matemática
Author: Couto, Diana Vanessa da Silva
Advisor: Menezes, Luís
Amante, Susana
Keywords: Literatura infantil
Matemática
Children’s Literature
Mathematics Teaching and Learning
Exploratory teaching
Interdisciplinarity.
Defense Date: 9-Nov-2017
Abstract: Este relatório final de estágio está organizado em duas partes. Na primeira, apresenta-se uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada, que decorreu durante os dois anos do Mestrado, apoiada em relatórios elaborados paralelamente às intervenções pedagógicas. Na segunda parte, dá-se a conhecer uma investigação, que ocorreu numa turma de 1.º ano de escolaridade, numa escola de Viseu, sobre o papel da Literatura para a Infância na aprendizagem da Matemática. O estudo procura responder à questão: “Que contributos oferece a Literatura para a Infância para a aprendizagem da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico?” e adotou uma metodologia qualitativa, tendo-se utilizado como instrumentos de recolha de dados registos escritos dos alunos; notas de campo; observação de aula apoiada em registo áudio. O estudo, que assentou numa intervenção pedagógica onde se procurou promover a aprendizagem da Matemática e do Português a partir de textos literários para a infância, permite concluir que os alunos reagem de forma positiva às tarefas matemáticas que tomam como base a Literatura para a Infância, que evoluíram, de forma gradual, na sua capacidade de comunicação oral e escrita e que mobilizam as suas ideias matemáticas recorrendo a linguagem natural e matemática.
This final internship report is organized in two parts. The first part presents a critical analysis on the Supervised Teaching Practice, which took place during the two years of the Master's Degree, supported by reports prepared in parallel with the pedagogical interventions. In the second part, we present an investigation, which occurred in a first-grade classroom, in Viseu, about the role of Children’s Literature in Maths lessons. The study aims at answering the question: “What contribution does Children’s Literature make to the learning of Mathematics in Primary School Education?” and adopted a qualitative research methodology, using written records of the students, field notes and lesson observation, supported in audio recording, as the main sources of data collection. The study, which was based on a pedagogical intervention that sought to promote the learning of Mathematics and of Portuguese based on children’s literary texts, allows us to conclude that students react in a positive way to the mathematical tasks that depart from Children’s Lit; also, that they have gradually evolved in their oral and written communication skills and they have mobilized their mathematical ideas using natural and mathematical language.
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/5355
Designation: Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Appears in Collections:ESEV - DCEN - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório Final de Estágio Diana Couto.pdf1,64 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.