Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/5355
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMenezes, Luís-
dc.contributor.advisorAmante, Susana-
dc.contributor.authorCouto, Diana Vanessa da Silva-
dc.date.accessioned2019-01-09T15:51:20Z-
dc.date.available2019-01-09T15:51:20Z-
dc.date.issued2017-11-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/5355-
dc.description.abstractEste relatório final de estágio está organizado em duas partes. Na primeira, apresenta-se uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada, que decorreu durante os dois anos do Mestrado, apoiada em relatórios elaborados paralelamente às intervenções pedagógicas. Na segunda parte, dá-se a conhecer uma investigação, que ocorreu numa turma de 1.º ano de escolaridade, numa escola de Viseu, sobre o papel da Literatura para a Infância na aprendizagem da Matemática. O estudo procura responder à questão: “Que contributos oferece a Literatura para a Infância para a aprendizagem da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico?” e adotou uma metodologia qualitativa, tendo-se utilizado como instrumentos de recolha de dados registos escritos dos alunos; notas de campo; observação de aula apoiada em registo áudio. O estudo, que assentou numa intervenção pedagógica onde se procurou promover a aprendizagem da Matemática e do Português a partir de textos literários para a infância, permite concluir que os alunos reagem de forma positiva às tarefas matemáticas que tomam como base a Literatura para a Infância, que evoluíram, de forma gradual, na sua capacidade de comunicação oral e escrita e que mobilizam as suas ideias matemáticas recorrendo a linguagem natural e matemática.pt_PT
dc.description.abstractThis final internship report is organized in two parts. The first part presents a critical analysis on the Supervised Teaching Practice, which took place during the two years of the Master's Degree, supported by reports prepared in parallel with the pedagogical interventions. In the second part, we present an investigation, which occurred in a first-grade classroom, in Viseu, about the role of Children’s Literature in Maths lessons. The study aims at answering the question: “What contribution does Children’s Literature make to the learning of Mathematics in Primary School Education?” and adopted a qualitative research methodology, using written records of the students, field notes and lesson observation, supported in audio recording, as the main sources of data collection. The study, which was based on a pedagogical intervention that sought to promote the learning of Mathematics and of Portuguese based on children’s literary texts, allows us to conclude that students react in a positive way to the mathematical tasks that depart from Children’s Lit; also, that they have gradually evolved in their oral and written communication skills and they have mobilized their mathematical ideas using natural and mathematical language.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectLiteratura infantilpt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectChildren’s Literaturept_PT
dc.subjectMathematics Teaching and Learningpt_PT
dc.subjectExploratory teachingpt_PT
dc.subjectInterdisciplinarity.pt_PT
dc.titleO papel da literatura para a infância na aprendizagem da matemáticapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid202135896pt_PT
Aparece nas colecções:ESEV - DCEN - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Final de Estágio Diana Couto.pdf1,64 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.