Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/546
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBalula, João Paulo Rodrigues-
dc.date.accessioned2011-01-28T11:51:56Z-
dc.date.available2011-01-28T11:51:56Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationIn M. L. Dionísio; J. A. Brandão de Carvalho e R. V. Castro (Eds.), Discovering Worlds of Literacy. Proceedings of the 16th European Conference on Reading and 1st Ibero-American Forum on Literacies. Braga: Littera/CIED. 1CD-Rom, ISBN 978-989-96548-0.por
dc.identifier.isbn978-989-96548-0-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/546-
dc.description.abstractA evolução da Sociedade do Conhecimento coloca à nossa disposição muitas e variadas fontes da informação e do conhecimento. Mas, para aceder, sem constrangimentos, a essas fontes, é necessário que cada pessoa consiga mobilizar competências que lhe permitam processar a informação e o conhecimento. A língua escrita continua a ser uma fonte de informação privilegiada. Ora, no contexto da Sociedade do Conhecimento, a leitura assume um papel único, enquanto meio de acesso à língua escrita como fonte de informação. Nesta comunicação, pretendemos abordar a tomada de notas (TDN) enquanto estratégia central de uma actuação destinada a favorecer o desenvolvimento da compreensão ao nível da leitura funcional que pode ser utilizada como contributo para resolver algumas dificuldades quer ao nível do desempenho em compreensão na leitura, reveladas pelos resultados dos estudos sobre literacia, quer ao nível da escrita. Tendo por base as conclusões de um estudo levado a cabo com alunos do Ensino Básico, será apresentado um conjunto de actividades, que podem ser implementadas em sala de aula, destinadas ao ensino explícito da TDN enquanto estratégia de recolha e tratamento de informação escrita e ao desenvolvimento da sua utilização em diferentes textos e contextos de modo a contribuir para melhorar o desempenho dos alunos ao nível da compreensão na leitura e ao nível da expressão escrita.por
dc.description.sponsorshipCentro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde (CI&DETS), ESEV, Instituto Politécnico de Viseu, Campus Politécnico de Viseu, 3504-510 Viseu; Portugalpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherMaria de Lourdes Dionísio; José A. Brandão de Carvalho; Rui Vieira de Castropor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectDidácticapor
dc.subjectTomada de notas (TDN)por
dc.subjectSublinhar informação relevante (SIR)por
dc.titleDa leitura à escrita: a tomada de notas (TDN) como estratégiapor
dc.typeconferenceObjectpor
dc.peerreviewedyespor
degois.publication.locationBraga, Portugalpor
degois.publication.title16th European Conference on Reading and 1st Ibero-American Forum on Literaciespor
Aparece nas colecções:ESEV - DCL - Documentos de congressos (comunicações, posters, actas)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Balula_J_P (2009).pdf38,26 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.