Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/552
Título: Formar melhor para um melhor cuidar
Autor: Ferreira, Manuela
Palavras-chave: Formação
Educação
Formação de professores
Data: Out-2004
Editora: Instituto Politécnico de Viseu
Relatório da Série N.º: ;30
Resumo: A formação surge como uma ajuda ao desenvolvimento humano, adoptando uma posição abrangente que inclui o aluno e o próprio professor (Kohlberg e Mayer, 1972), em que o resultado obtido é menos importante do que a disponibilidade gerada durante o percurso, para que o aluno possa continuar a evoluir ao longo da vida. Esta perspectiva desenvolvimentalista, antecipava já, a tendência actual que defende que a educação deve constituir para cada indivíduo uma forma de promover o máximo desenvolvimento das suas potencialidades, através de experiências de aprendizagem de complexidade crescente. A formação não é apenas uma instância de mediação das relações formador/formando ou equipa de formadores/grupo de formandos, mas uma instância de auto-mediação do formando com o seu mundo subjectivo, mediador do grupo de formação com as suas subjectividades, mediador do grupo com um projecto de acção através do qual ele se exterioriza (Correia, 1997: 25).
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/552
ISSN: 1647-662X
Aparece nas colecções:RE - Número 30 - Outubro de 2004
ESSV - UEMOG - Artigos publicados em revista científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
FORMAR MELHOR PARA UM MELHOR CUIDAR.pdf212,63 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.