Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/555
Título: A interdisciplinaridade na formação de cidadãos cientificamente cultos: um caso de implementação do projecto "Jovens repórteres para o ambiente"
Autor: Martins, Luísa Maria Lopes
Balula, João Paulo Rodrigues
Palavras-chave: Literacia
Interdisciplinaridade
Educação não-formal
Educação para o desenvolvimento sustentável
Jovens repórteres para o ambiente (JRA)
Data: Set-2009
Editora: Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Castelo Branco
Citação: In F. Paixão & F. R. Jorge (Coord.), Educação e Formação - Ciência, Cultura e Cidadania. Actas XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências (pp.1138-1149). Castelo Branco: Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Castelo Branco. 1CD-Rom, ISBN: 978-989-95831-2-2.
Resumo: A formação de cidadãos cientificamente cultos impõe-se como uma missão da sociedade em geral e da Escola em particular. A articulação interdisciplinar das actividades desenvolvidas na Escola apresenta-se como um desafio capaz de vencer barreiras que se têm manifestado difíceis de transpor para atingir a desejada formação de cidadãos cientificamente cultos. Para isso, pode contribuir a criação de novos espaços e tempos capazes de fazer interagir, de forma produtiva, os diferentes intervenientes na sociedade. Nesta comunicação, pretendemos apresentar um trabalho, desenvolvido ao longo dos anos lectivos de 2007/2008 e de 2008/2009, em que, no âmbito do Projecto Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA), se implementou, na Escola Secundária Emídio Navarro – Viseu um projecto que levou os seus intervenientes a mobilizarem saberes relacionados com várias áreas disciplinares e a desenvolverem competências de natureza diversa, num contexto de participação voluntária e de educação não-formal. Nas actividades realizadas, foram envolvidos intervenientes muito diversos que contribuíram de diferentes formas para a visibilidade do projecto. Da comunidade escolar estiveram envolvidos alunos do Ensino Secundário, professores de Biologia/Geologia, Inglês, Física/Química, Português e Área de Projecto. Da comunidade local, estiveram envolvidos a Câmara Municipal de Viseu, o Instituto Politécnico de Viseu e o jornal Diário de Viseu.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/555
ISBN: 978-989-95831-2-2
Aparece nas colecções:ESEV - DCL - Documentos de congressos (comunicações, posters, actas)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
P1_5_Comunica_158.pdf1,83 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.