Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/573
Título: “Ser adulto”: alguns elementos para a discussão deste conceito e para a formação de professores de “adultos”
Autor: Silva, Nilce da
Palavras-chave: Adulto
Etapas do desenvolvimento infantil
Formação de professores
Data: Jun-2004
Editora: Instituto Politécnico de Viseu
Relatório da Série N.º: 29;
Resumo: O presente artigo pretende discutir o conceito de adulto contrapondo-se à idéia de que tal período da vida constitui-se num “ideal” a ser alcançado pelas crianças. Neste sentido, a teoria sobre as etapas do desenvolvimento infantil de um dos principais psicólogos do século XX, o suíço Jean Piaget, é nossa importante interlocutora. Ao seu lado, contaremos com as críticas feitas por Pierre Furter a respeito da idealização em torno do “ser adulto”, e também, com dados que coletamos durante nossa pesquisa de doutorado a respeito do processo de formação de (i)migrantes. Entendemos o adulto como um ser humano que enfrenta inúmeros percalços durante a sua vida, que apresenta instabilidades na conduta e no seu modo de ser. Finalmente, apresentaremos uma definição de adulto, sobre tudo em situação de mudança de vida, respaldada na figura mítica do deus Janus, o deus da Porta, já que este apresenta-se como uma eterna passagem de um estado a outro, nunca abandonando o presente, nem mesmo abraçando o futuro, e assim, a idade cronológica de um ser humano e o seu respectivo envelhecimento não conseguem definir por si só o que é um adulto ou uma criança. Podemos falar apenas de “momentos de vida” que são experimentados pelas pessoas, alguns mais próximos do ideal de adulto que é veiculado em nossa sociedade, outros, mais próximos da criança, inclusive do lactente.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/573
ISSN: 1647-662X
Aparece nas colecções:RE - Número 29 - Junho de 2004

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
“Ser adulto”.pdf190,43 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.