Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/592
Título: A deficiência visual no ensino regular
Autor: Pereira, Fernando Marques
Palavras-chave: Deficiência visual
Ensino regular
Data: Out-2003
Editora: Instituto Politécnico de Viseu
Citação: Pereira, Fernando Marques (2003). A deficiência visual no ensino regular. Millenium, 28
Relatório da Série N.º: 28;
Resumo: A convivência do aluno deficiente visual e do professor na sala de aula está longe de ser algo naturalmente aceite, algo comparável à convivência entre um aluno normovisual e o professor. E nem sequer se trata, na maior parte dos casos, de má-vontade por parte do professor ou indisponibilidade do aluno portador de deficiência. Trata-se, tão-somente, da dificuldade de efectivar, na prática, a "Escola Inclusiva", tão sabiamente arquitectada de formas teóricas, à luz da nossa bem intencionada legislação. Não basta decretar a integração do aluno deficiente visual, misturá-lo com outros alunos e um professor para que a sua integração escolar se consiga, nem tão pouco se garanta o desenvolvimento das suas capacidades/aprendizagens; não nos parece sensato olhar para o professor e ver na sua licenciatura uma formação do tipo "pau para toda a colher" nem esperar que cada professor, por motivação intrínseca, busque entre os paus da sua formação, a "colher" que há em si! ! ... Mas também não queiramos que, por cada aluno portador de deficiência que chega à escola, seja admitido um rol de professores "bem preparados" para as diferentes disciplinas - como se se tratassem de "lidadores" para enfrentar a "fera".
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/592
ISSN: 1647-662X
Aparece nas colecções:RE - Número 28 - Outubro de 2003

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A deficiência visual no ensino regular.pdf226,44 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.