Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/603
Título: School curriculum practices: what is the research impact?
Autor: Gonçalves, Maria Fernanda
Fonseca, Maria de Jesus
Mouraz, Ana Maria
Palavras-chave: Investigação
Currículo
Data: Out-2003
Editora: Instituto Politécnico de Viseu
Relatório da Série N.º: 28;
Resumo: ABSTRACT The purpose of this paper is to address basic questions about the relationship between the School curriculum theory and practice and the specific educational research that has been developed in it. In recent years the number of Masters and other post-graduate courses has increased in Portugal and has justified the growth of research studies. On the other hand, since 1996 the political agenda has been defined by Projects that intend to promote participant reflection about what to teach in elementary and in secondary schools (Reflexões participadas sobre o currículo do Ensino Básico, Projecto de Gestão Flexível do Currículo, Reorganização Curricular da Educação Básica, Revisão Curricular do Ensino Secundário). We intend to address the ways in which curriculum practices have been seen as research subjects. We will focus our work on a School that has frequently been a research subject. Our purpose is to problematize the relationship between research findings and the School attitude when it faces those findings.RESUMO O recente aumento de pós graduações (Mestrados e outros) e de Cursos de Complemento de Formação para obtenção do grau de licenciatura tem motivado o aparecimento em Portugal de uma razoável quantidade de pequenos estudos de investigação no âmbito da Educação. Cruzado com este facto, as Reflexões participadas sobre o currículo do Ensino Básico e Secundário (iniciadas em 1996 e 1997, respectivamente) e os sequentes Projecto de Gestão Flexível do Currículo, Reorganização Curricular da Educação Básica e Revisão Curricular do Ensino Secundário têm constituído, a par da implementação do Modelo de Gestão Autonómica das Escolas, oportunidades únicas para a investigação, nomeadamente no âmbito conceptual do currículo. Embora muitos destes estudos tenham motivações decorrentes de objectivos académicos que o enquadramento institucional em que foram realizados exige, não deixa de ser pertinente querer conhecer o seu impacto na vida e na prática curricular das Escolas, nomeadamente averiguar da sua capacidade de estímulo à mudança conceptual sobre o currículo praticado.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/603
ISSN: 1647-662X
Aparece nas colecções:RE - Número 28 - Outubro de 2003
ESEV - DPCE - Artigos publicados em revista científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
School curriculum practices.pdf304,58 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.