Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/700
Título: Ciências da educação: sob o signo do puzzle
Autor: Gonçalves, Maria Fernanda
Palavras-chave: Ciências da Educação
Ensino
Data: Mar-1997
Editora: Instituto Politécnico de Viseu
Relatório da Série N.º: 6;
Resumo: Desculpem-me os puristas da língua portuguesa os termos escolhidos para o título deste pequeno trabalho, mas ele ilustra bem a linha mestra em torno da qual pretendo desenvolver o meu pensamento, juntando e articulando algumas notas neste número dedicado a "problemáticas das Ciências da Educação". Por outro lado, ele serve para manifestar o meu acordo com a representação gráfica que interpreta a diversidade de temas, problemas e contribuições que aqui foi possível incluir. Não dissertarei sobre os conceitos envolvidos no título nem buscarei sinónimos; servem-me os termos e significados comuns para justificar a minha escolha e apresentar em sumário o que pretendo tratar. Agrada-me a ideia de "peça modular" de forma flexível e potencialmente sempre nova que joga, encaixa com outras, em função de um todo coerente que pode ter uma delimitação bem clara e um enquadramento conceptual dentro do qual cada objecto, ou cada olhar mais específico, ganha sentido - em si, no seu lugar próprio, e no conjunto pela articulação e interdependência dentro de um campo que serve e ao qual traz as interrogações e as pistas de racionalidade com que se contrói possivelmente a teoria e se fecunda a acção prática. É neste sentido que quero perspectivar tanto as "Ciências da Educação" como os Estudos Curriculares.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/700
ISSN: 1647-662X
Aparece nas colecções:RE - Número 06 - Março de 1997

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ciências da educação.pdf315,97 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.