Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/758
Título: Leitura: um modelo teórico e (algumas) propostas de uma prática consistente
Autor: Araújo, Maria de Fátima A. Cunha
Palavras-chave: Comunicação escrita
Leitura
Psicolinguística
Pedagogia
Data: Out-1997
Editora: Instituto Politécnico de Viseu
Relatório da Série N.º: 8;
Resumo: Ao longo da sua história a humanidade desenvolveu a vida fundamentalmente a partir da comunicação, construindo textos que foram (e continuarão a ser) veículos de partilha de decisões e de saber entre emissores e receptores. Naturalmente que essa comunicação começou por assumir um carácter familiar e a ser materializada pela linguagem, com toda a carga de artificialismo que este meio de expressão comporta. Mas a linguagem não foi o único veículo de interacção com o mundo, mesmo no homem mais primitivo. O seu sentido de sobrevivência leva-o a arquitectar as formas de subsistência possíveis e a pintura rupestre, representando cenas de caçadas, é reveladora dessa outra vertente da comunicação, mais duradoura do que a linguagem, e que é hoje um dos documentos fundamentais que a humanidade possui para penetrar no "segredo" da vida dos nossos antepassados.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/758
ISSN: 1647-662X
Aparece nas colecções:RE - Número 08 - Outubro de 1997

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Leitura.pdf392,15 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.