Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/789
Título: Reflexões sobre as qualidades da personalização do ensino
Autor: Pimentel, João Nogueira
Palavras-chave: Ensino
Aprendizagem
Educação
Data: Abr-1998
Editora: Instituto Politécnico de Viseu
Relatório da Série N.º: 10;
Resumo: A personalização do ensino é hoje um tema nuclear no pensamento pedagógico e um dos grandes princípios que devem guiar a acção educativa. A natureza pessoal de aprendizagem exige a adaptação de toda a acção educativa às características peculiares de cada indivíduo. A personalização do ensino apresenta-se como a estratégia metodológica mais adequada, constituindo uma resposta válida para a actual situação de crise de valores profundamente radicada na problemática social e económica. A concepção tradicional que postula a existência de um conjunto fixo de conhecimentos, destrezas e atitudes que todo o indivíduo deve aprender e dominar pode transformar-se numa concepção de educação voltada para o desenvolvimento do potencial humano de cada indivíduo, através da adopção do ensino personalizado. Importa, pois, privilegiar uma educação consciente e sistematicamente concebida e realizada em função da consideração permanente de cada indivíduo e não o predomínio de práticas educativas que, face à necessidade de responder às exigências de grande número de alunos, deixe para segundo plano, diluído no grupo, o indivíduo concreto, verdadeiro protagonista da educação.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/789
ISSN: 1647-662X
Aparece nas colecções:RE - Número 10 - Abril de 1998

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Reflexões sobre as qualidades.pdf369,08 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.