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Título: Mecanismos psicológicos da publicidade e do marketing
Autor: Moderno, Maria Cláudia Simões
Palavras-chave: Marketing
Publicidade
Psicologia
Data: Out-2000
Editora: Instituto Politécnico de Viseu
Relatório da Série N.º: 20;
Resumo: Nesta denominação integram-se todos aqueles aspectos e processos internos das pessoas relacionados com o seu comportamento como consequência da influência publicitária. Estreitamente relacionados com estes mecanismos encontram-se as diferentes teorias existentes neste contexto. Com a comunicação publicitária despertam os mecanismos que conduzirão a um comportamento determinado das pessoas afectadas por essa comunicação em relação com o próprio conteúdo da mesma. A comunicação publicitária tem duas componentes principais: por um lado, está a componente de carácter informativo, que trata de informar, de dar a conhecer algo sobre o objecto do anúncio; por outro lado, está a componente persuasiva, que, de uma forma mais clara, trata deliberadamente de exercer influência nas pessoas. Ambos aspectos, o informativo e o persuasivo, estão estreitamente unidos na intencionalidade da própria publicidade.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/891
ISSN: 1647-662X
Aparece nas colecções:RE - Número 20 - Outubro de 2000

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