Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/983
Título: O papel dos professores de línguas na construção da representação cultural emancipatória da Língua Gestual Portuguesa
Autor: Silva, Ana Isabel
Oliveira, Ana Maria
Palavras-chave: EDUCAÇÃO EM LÍNGUAS
LGP
MULTICULTURALISMO
MULTILINGUISMO
IDENTIDADE
CULTURA SURDA
PROFESSORES DE LÍNGUAS
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Data: 30-Jun-2011
Resumo: A educação para a diversidade e cidadania continua a ser redefinida à luz de diferentes paradigmas educacionais emergentes. Entendemo-las como faces do multilinguismo e multiculturalismo e como espaços de cosmopolitismo emancipatório. Reflectiremos acerca da importância que o professor de línguas, assume na promoção da educação para a diversidade, especificando o caso da Língua Gestual Portuguesa (LGP). Para tal, aplicou-se um questionário a 210 professores no qual procurámos saber que estatuto assume esta língua para esta população. Apresentaremos e discutiremos os resultados evidenciando o desafio que se enfrenta entre comunidades surda e ouvinte ao reclamar uma identidade euma cultura próprias.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/983
Aparece nas colecções:ESEV - DCL - Documentos de congressos (comunicações, posters, actas)

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