Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.19/988
Título: Estratégias de leitura funcional: uma proposta de abordagem didática
Autor: Balula, João Paulo Rodrigues
Palavras-chave: Leitura funcional
Estratégias de leitura
Iniciação à leitura e à escrita
Data: Jul-2011
Editora: Otília Costa e Sousa, Carlos Cardoso, Mariana Dias
Citação: In O. C. Sousa; C. Cardoso & M. Dias (Ed.), Formar professores, investigar práticas. Atas do IV Encontro do CIED, (pp. 22-26). Lisboa: Instituto Politécnico de Lisboa – Escola Superior de Educação.
Resumo: O acesso às fontes da informação e do conhecimento está cada vez mais facilitado devido aos meios colocados à disposição dos cidadãos. A língua escrita é cada vez mais uma fonte privilegiada, assumindo a leitura um papel único no acesso a essa fonte da informação e do conhecimento. Tendo por base um estudo levado a cabo com alunos do ensino básico, no âmbito de um projeto de doutoramento em Didática (Universidade de Aveiro), concluído em 2007, apresenta-se uma proposta de abordagem didática da leitura funcional na unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita do Curso de Educação Básica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Parte-se da definição das linhas diretrizes de um processo de ensino da Língua Materna, orientado para o desenvolvimento de competências em leitura funcional, associadas à recolha e tratamento de informação numa perspectiva multidisciplinar, para a concepção de atividades a implementar em aulas do Ensino Básico.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.19/988
ISBN: 978-989-95733-2-1
Aparece nas colecções:ESEV - DCL - Capítulos (ou partes) de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Balula(2011, 22-26).pdf62,21 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.