Melão, Dulce2024-10-252024-10-252024978-989-35791-2-1http://hdl.handle.net/10400.19/8600Nos últimos anos, o contexto pandémico permeou de incertezas o quotidiano, tendo como consequência inúmeras perdas, eivadas de dor. A literatura para a infância, porto de abrigo de generosidades, pode auxiliar a sua compreensão. A tal luz, tendo como matéria-prima O rapaz e o gorila (Kramer, 2022), procura-se: i) investigar o modo como este livro-álbum reverbera dimensões do cuidar da perda; ii) analisar o papel do espaço representado nas ilustrações, abrigando o luto; iii) aferir a relevância da sua abordagem em contexto escolar, no que respeita à conciliação da Educação Literária com a Educação para a Cidadania Global. O enquadramento teórico do artigo é sustentado: i) em relatórios internacionais tendo como foco a ética do cuidado e a Educação para a Cidadania Global (UNESCO, 2016; 2021); ii) na literatura de especialidade focando temas fraturantes na literatura para a infância (Barros & Azevedo, 2019; Kenfel & House, 2020). No que à metodologia diz respeito, optou-se, por um lado, pela exploração do tecido peritextual e, por outro, pelo descortinar da plurissignificação resultante do acolhimento dado na obra aos espaços representados, configurando propostas de itinerários poéticos. Conclui-se que este livro-álbum possibilita abrir caminhos ternos de compreensão da perda, nutrindo a empatia, e podendo assumir um papel relevante em contexto educativo, face aos percursos propostos.porLivro-álbumMorteCuidadoEducação para a cidadania globalEducação literáriaDar abrigo à dor e à perda: o papel do livro-álbum em contexto educativoconference objecthttps://doi.org/10.25766/kd2v-2b46