Ribeiro, Esperança JalesEsteves, Vera Lúcia Loureiro2019-12-182019-12-182018-12-10http://hdl.handle.net/10400.19/6068Este trabalho de Projeto tem como tema a Intervenção Precoce na Infância (IPI) e pretende contribuir para o aprofundamento dos conhecimentos relativos à mesma em Portugal. Considera compreender se os conceitos de base devem ser assentes em modelos de promoção, capacitação, parceria baseados nas forças e recursos da família. Desejam-se conhecer as necessidades e prioridades designadas pelas Equipas Locais de Intervenção Precoce (ELI) e perceber se as práticas em IPI são realizadas numa abordagem centrada na família, explorando as estratégias utilizadas, procedimentos e agentes envolvidos neste processo. Para a realização desta investigação optou-se por um estudo de caso com uma metodologia qualitativa, tendo sido realizado um inquérito por QUESTIONÁRIO, composto por 10 questões maioritariamente com respostas numa escala de Likert numa readaptação da versão original “family focused intervention scale”, a partir de Pimentel (2005) e algumas perguntas abertas por nós idealizadas especificamente para este estudo. Constituem o caso os técnicos de uma ELI da região centro do país. Nas principais conclusões desta investigação, verifica-se que a Intervenção Precoce na infância é descrita na teoria como devendo ser centrada na família. Tal supõe que esta adquira competências de capacitação para promover o desenvolvimento da criança, evitando ficar totalmente dependente dos serviços. Verificamos através deste estudo que não estão reunidas todas as condições para que tal não aconteça na prática, uma vez que um conjunto de indicadores, a saber: i) informações direcionadas à família; ii) utilização dos recursos da comunidade e envolvimento parental; iii) apoio pessoal e familiar e iv) recursos formais e informais, apontem para que as práticas sejam orientadas para as famílias e não necessariamente para a implicação das mesmas nos processos, proporcionando-lhes ferramentas para a sua autonomia.This project work has as its theme Early Childhood Intervention in (ECI) and aims to contribute to the deepening of knowledge about it in Portugal. It considers whether the basic concepts should be based on models of promotion, empowerment, partnership based on the strengths and resources of the family. It is desired to know the needs and priorities designated by the Local Intervention Teams (LIT) and to understand if ECI practices are carried out in a family-centered approach, exploring the strategies used, procedures and agents involved in this process. In order to carry out this research, a case study with a qualitative methodology was chosen. A QUESTIONNAIRE survey was carried out, consisting of 10 questions, mostly with answers on a Likert scale, in a re-adaptation of the original version "family focused intervention scale", the from Pimentel (2005) and some questions opened by us idealized specifically for this study. This is the case with technicians from an LIT in the central region of the country. In the main conclusions of this investigation, it is verified that Early Childhood Intervention is described in theory as having to be family centered. This assumes that it acquires capacity-building skills to promote the development of the child, avoiding to be totally dependent on the services. We verify through this study that all the conditions are not met so that this does not happen in practice, since a set of indicators, namely: i) information directed to the family; ii) use of community resources and parental involvement; (iii) personal and family support, and (iv) formal and informal resources, to ensure that practices are family-oriented and not necessarily involving them in processes, providing them with tools for their autonomy.porIntervenção Precoce na InfânciaEquipa Local de IntervençãoFamíliasInclusãoNecessidades Educativas EspeciaisEarly Childhood InterventionChildrenFamiliesInclusionLocal Intervention TeaIntervenção Precoce na Infância: da abordagem centrada na família às práticasmaster thesis202346064