Monteiro, Ana Paula SousaCalheiros, Luis orient.Gomes, António Ferreira orient.2013-10-162013-10-162011-02http://hdl.handle.net/10400.19/1860A utilização das tecnologias de informação e comunicação como suporte a novas práticas de ensino/aprendizagem na disciplina de EVT permite, entre outros aspectos, proporcionar aos alunos ferramentas e ambientes de aprendizagem estimulantes, motivadoras e potenciadoras de novas formas de expressão artística. A questão de saber se a utilização dessas tecnologias pode contribuir para o desenvolvimento da criatividade dos alunos, foi o ponto de partida do presente projecto. O levantamento teórico efectuado com base na revisão da literatura considerada relevante sobre o tema, permitiu identificar uma forma de responder à referida questão. A parte empírica do projecto consistiu, pois, na aplicação dos Testes de Pensamento Criativo de Torrance. A amostra foi constituída por alunos de uma turma do 5º ano, da Escola Básica 2º e 3º Ciclos, do Viso, em Viseu, no ano lectivo de 2010/2011. Os resultados obtidos apontam, estatisticamente, para um efeito positivo da utilização do computador e a consequente exploração de diversificado software educativo, no desenvolvimento da criatividade dos alunos. Consequentemente, poderá inferir-se que a utilização das tecnologias de informação e comunicação valorizam o processo de ensino/aprendizagem na disciplina de EVT. Mas não obstante a possibilidade que estas tecnologias dão de estender o ambiente lectivo muito para além da sala de aula e potenciarem a abertura e maior dimensão da comunicação, não poderão constituir um fim em si, mas um meio de acesso à informação e a novas formas de desenvolvimento do conhecimento.The use of information and communication technologies as support for new practices of teaching/learning for EVT subject allows, among others aspects, to provide the pupils with tools and stimulant learning environments, motivating and enhancing new expression forms. The starting point of the present project was the desire of knowing whether the use of these technologies can contribute for the creativity development of pupils. The theoretical rise based on the revision of the literature considered relevant for the theme, allowed to identify a way of looking for answers about the referred question. The empirical part of the project consisted, then, on the application of Torrence Tests of Creative Thinking. The sample was a class of pupils of 5th grade of the Escola Básica 2 and 3 of Viso, Viseu, during the 2010/2011 school year. The achieved results statistically point out to a positive effect of the use of computer and the consequent exploration of diversified educative software on the creativity development of pupils. Therefore we can infer that the information and communication technologies value the teaching/ learning process on the EVT subject. Despite the possibility of these technologies extending the school ambience beyond the classroom and empower the opening and increase of communication they can’t constitute an end but a mean of access to information and to new ways of the human dimension development.porEducação Visual e TecnológicaAvaliação da CriatividadeCriatividadeTecnologias de Informação e ComunicaçãoA utilização das tecnologias de informação e comunicação no ensino de educação visual e tecnológica : consequências no desenvolvimento do processo criativomaster thesis