Felizardo, Sara2016-02-152016-02-152013-09978-989-8525-22-2http://hdl.handle.net/10400.19/3044O envolvimento parental na escola emerge como um construto multidimensional que abrange diferentes contextos e pode apresentar-se em diversos formatos. No quadro da abordagem inclusiva, o modelo de colaboração e de parceria do envolvimento parental proporciona uma sólida referência teórica para os técnicos, professores e educadores no seu trabalho com os pais ou cuidadores de crianças com necessidades educativas especiais. De forma convergente, a legislação nacional (Decreto- Lei n.º 3/ 2008, de 7 de janeiro) e a internacional atribuem um papel central aos pais como decisores participantes no processo educativo. O presente estudo tem como analisar as relações entre as perspetivas dos pais, professores do ensino regular e professores de educação especial sobre o envolvimento parental na escola. Para o efeito, foram constituídas duas amostras: uma, composta por 256 pais (de crianças com e sem necessidades educativas especiais) e outra, composta por 107 professores (do ensino regular e de educação especial). Os dados foram recolhidos em agrupamentos de escolas e em instituições de apoio à deficiência do distrito de Viseu. A análise comparativa das perceções sobre o envolvimento parental revela que a maior divergência ocorre entre os professores do ensino regular e os pais das crianças com necessidades educativas especiais. Em contraste, as perceções entre professores de educação especial e os pais das crianças com necessidades educativas especiais não revelam diferenças estatisticamente significativas. Encontramos ainda, diferenças significativas entre os dois tipos de professores sobre o envolvimento parental. As reflexões sobre os dados obtidos têm como pano de fundo as mudanças conceptuais e sócio-legais da Educação Especial do contexto nacional.porinclusãocontextos inclusivosenvolvimento parentalContextos inclusivos e envolvimento parentaljournal article