Maravilha, MaraSouto, Ana Luísa Pinto DeCouto, Roberto Soares de Sá2025-01-292025-01-292024-12-20http://hdl.handle.net/10400.19/8756O presente Relatório Final de Estágio é composto por duas partes: a primeira (Parte I) aborda a reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada no contexto das disciplinas de Educação Visual e de Educação Tecnológica no 2º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte (Parte II) é apresentado o Trabalho de Investigação que explora a utilização da música como recurso didático nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica, a partir de uma investigação qualitativa. Este estudo tem como questão empírica: “Pode a utilização da música influenciar o ambiente de sala de aula e a motivação dos alunos nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica?”. Com o intuito de responder a esta questão, foram definidos os seguintes objetivos: verificar se a música afeta a atenção e a motivação dos alunos nas aulas das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica; analisar o tipo de relação que pode existir entre a música e as artes visuais e de que forma esta ligação pode ser benéfica no âmbito da lecionação das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica e perceber quais são as sensações provocadas nos alunos mediante determinados estilos musicais e a influência no ritmo da execução das atividades. De forma a dar resposta aos objetivos iniciais deste estudo, concluiu-se que a música teve um impacto moderado na captação da atenção e motivação dos alunos participantes. A relação entre a música e as artes visuais foi reconhecida pelos mesmos, mas de forma limitada. Concluiu-se que, embora a música possa enriquecer a experiência educacional, a sua eficácia depende de fatores como a forma de como é utilizada em sala de aula e as preferências individuais dos alunos.This Final Intership Report is composed of two parts: the first part (Part I) adresses a critical reflection on the pedagogical pratices developed during the Supervised Teaching Practice in the context of subjects of Visual Education and Technological Education in the 2nd cycle of Basic Education. The second part (Part II) presents the Research Work that explores the use of music as a didactic resource in the subjects of Visual and Technological Education, based on a qualitative investigation. The empirical question of this study is: “Can the use of music influence the classroom environment and students' motivation in the subjects of Visual Education and Technological Education?”. To address this question, the following objectives were established: to determine whether music affects students' attention and motivation in these subjects; to analyze the potential relationship between music and visual arts and how this connection might benefit teaching in these subjects; and to understand the sensations experienced by students when exposed to different musical styles and how this affects their activity execution pace. The results indicated that music had a moderate impact on capturing student`s attention and motivation. While the relationship between music and visual arts was acknowledged, it was limited. The sensations provoked by the music were mixed, with some students reporting increased concentration and relaxation, while others experienced distractions. It was concluded that, although music can enrich the educational experience, its effectiveness depends on factors such as how it is used in the classroom and students' individual preferences.porMúsicaRecurso DidáticoEducação Visual e Educação TecnológicaMusicDidactic ResourceVisual Education and Technological EducationA Música como Recurso Didático nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológicamaster thesis203852060