Fidalgo, SusanaLopes, Ana Maria CostaCorreia, Ana Rita Nunes2017-09-052019-09-052016http://hdl.handle.net/10400.19/4642O presente estudo tem como principal finalidade a investigação do ensino precoce do inglês, nomeadamente a prática no 3.º ano de escolaridade. Nesse sentido, foi feito um estudo exploratório, enquadrado num paradigma qualitativo, tendo sido realizadas observações de aulas de Inglês lecionadas numa turma pertencente a um Agrupamento de Escolas de Viseu. O trabalho divide-se em duas partes distintas: as referências às práticas em contexto de estágio e a investigação científica. Primeiramente, será feita uma apreciação das práticas em contexto de estágio, referentes à educação pré-escolar e ao ensino do 1.º CEB, contendo uma caraterização de cada ambiente educativo e uma análise reflexiva sobre o que lá ocorreu. A investigação baseou-se na pesquisa documental e recorreu à observação naturalista e sistemática, a notas de campo e a um diário de bordo. Uma vez concluídas as observações, foi feita uma análise comparativa dos diversos aspetos observados no decorrer das aulas, mais especificamente das principais estratégias e metodologias de ensino utilizadas quanto ao Ensino do inglês como língua estrangeira a crianças desta faixa etária.The main purpose of this study is to investigate the teaching of English to young learners, namely its practice with 3rd grade classes. In this sense, an exploratory study was developed, complying to a qualitative paradigm, involving the observation of lessons in one of the classes in Agrupamento de Escolas Grão Vasco, Viseu. The study is divided into two distinct parts: references to the practices in a training environment and scientific research. Firstly, an appreciation of practices in the context of traineeship will be undertaken, pertaining to preschool education and to teaching the 1st cycle classes, comprising a characterisation of each educational environment and a reflective analysis of what occurred. The investigation was based on documental research and relied on naturalistic and systematic observation, field notes and a “log”. Once the observations were completed, a comparative analysis was made of the different aspects observed during the lessons, specifically the main teaching strategies and methodologies used to teach English as a foreign language to children of this age group.porEnsino precoce do inglêsinvestigação sobre a práticaestratégias e metodologias de ensino.Teaching English to young learnersinvestigation on practicesteaching strategies and methodologiesA implementação do ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico : uma investigação sobre a prática no 3º ano de escolaridademaster thesis201730618