Matias, Ana MafaldaSousa, Luís NunoPinto, Paulo Jorge Pereira2017-03-242017-03-242016-06-08http://hdl.handle.net/10400.19/4520Num contexto cada vez mais global, em que os países e as regiões competem entre si para conseguirem notoriedade e projeção, parece cada vez mais consensual que apenas quem conseguir comunicar, de forma profissional, os seus territórios, mostrando os atributos culturais, patrimoniais e históricos, conseguirá projetar uma imagem de valor, atrair turistas, investimentos e rendimentos. No caso dos espaços rurais, marcados por graves problemas estruturais, o recurso mais precioso que podem exibir é o seu património cultural, o único "minério" que conjuga memória, história e evolução, e que não pode ser desterritorializado. É único, irrepetível e apenas faz sentido e tem potencial num ponto concreto do globo terrestre. Por isso, cada lugar poderá beneficiar do seu património se conseguir que o mesmo seja gerido de forma sustentada, englobado numa programação cultural correta e assente em estratégias de marketing territorial que apontem para o longo-prazo. As "Terras do Demo", concretamente os territórios de Sernancelhe e Moimenta da Beira, são guardiãs de um recurso cultural que jamais poderá ser exibido por outro território: a naturalidade do escritor Aquilino Ribeiro, uma referência da literatura portuguesa do século XX. Mas, afinal, de que serve ter este recurso e não conseguir transformá-lo em elemento diferenciador, em fator de notoriedade e gerador de riqueza para a região? Ora, o grande enfoque da presente dissertação é precisamente procurar respostas para a pergunta: "Qual o papel do marketing para que as Terras do Demo, de Aquilino Ribeiro, se assumam como um território literário?". Esta dissertação é, pois, uma proposta de linha de rumo, sustentada em conceitos estratégicos como território, turismo cultural, património, comunicação e marketing, procurando ser um contributo para que as "Terras do Demo", de Aquilino Ribeiro, sejam encaradas como um benefício para a comunidade e para a sua sustentação económica. Provavelmente, para que isso se confirme, é imperioso que haja uma vontade organizada e que o planeamento de marketing seja encarado como uma ciência capaz de produzir contributos, tanto os que proporcionou no passado como os que todos esperamos dela amanhã.In an increasingly global context, in which countries and regions compete among each other to achieve notoriety and projection, it seems increasingly accepted that only those who are able to communicate in a professional way, their territories, showing the cultural, historical and heritage attributes of each one, will be able to design a valued image, attract tourists, investments and earnings. In the case of rural areas, the most precious resource that can exhibit is the cultural heritage, the only "iron ore" which combines memory and past, history and evolution, and that cannot be deterritorialized. It is unique, unrepeatable and only makes sense and has potential on that particular point of the globe. Therefore, each place can benefit from its heritage if achieves that it is managed in a sustainable way, included in a correct cultural programming and based on territorial marketing strategies pointing to the long-term. The "Terras do Demo", specifically the territories of Sernancelhe and Moimenta da Beira are guardians of a cultural resource that can never be displayed by another territory: the writer Aquilino Ribeiro was born here, a reference of Portuguese Literature of the twentieth century. But, after all, what is the point of having this feature and cannot transform it into a differentiating element, in notoriety factor and generator of wealth for the region? However the central issue of this work is to find answers that will enable to turn this unique resource in development and wealth for the region. In this sense, it places the focus on structural issues that should be worked together, towards the plan of an effective strategy: the territory, cultural tourism, heritage, communication and marketing. However, the huge focus of this work is precisely to seek answers to the question: "What is the role of marketing to “Terras do Demo” of Aquilino Ribeiro, to be assume as a literary territory?" This work is therefore a proposal for a course line, sustained in strategic concepts as territory, cultural tourism, heritage, communication and marketing, trying to be a simple contribution to that "Terras do Demo", of Aquilino Ribeiro, be seen as a benefit to the community and to its economic support. Probably, for this to be confirmed, it has to be an organized will, and that marketing planning is seen as a science capable of producing contributions and results, both those provided in the past, such as those that we all expect it tomorrow.porMarketing territorialTerras do DemoCulturaPatrimónioEspaço ruralAquilino Ribeiroterritorial marketingAquilino RibeiroCultureHeritageCountrysideTerras do DemoAquilino Ribeiro e as "Terras do Demo" : o marketing num território literáriomaster thesis201661853