Pereira, CândidaCardoso, Ana PaulaRocha, João2017-01-032017-01-032015Pereira, C., Cardoso, A. P., & Rocha, J. (2015). O trabalho de grupo como fator potenciador da integração curricular no 1.º ciclo do ensino básico. Saber & Educar (Perspetivas Didáticas e Metodológicas no Ensino Básico), 20, 224-233.1647-2144http://hdl.handle.net/10400.19/3590Esta investigação visa perceber se o trabalho de grupo poderá ser uma estratégia potenciadora de integração curricular o 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Para isso, efetuou-se uma investigação de caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário, a uma amostra de 43 professores do 1.º CEB a lecionarem em turmas de um agrupamento de escolas do concelho de Viseu (Portugal). Os dados revelam que os docentes atribuem grande importância à metodologia de trabalho de grupo, mas utilizam-na com uma frequência variável, na sua prática letiva, em sala de aula. Indicam também o trabalho de grupo como estratégia bastante utilizada para proceder à integração curricular. Todavia, são identificados alguns obstáculos a esta prática, sugerindo mudanças na organização escolar e nas atividades letivas dos professores.porIntegração curricularTrabalho de grupo1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB)ProfessoresCurriculum integrationteachersgroup work1st cycle of basic education (1st CBE)O trabalho de grupo como fator potenciador da integração curricular no 1.º ciclo do ensino básicojournal article