Seabra, CláudiaPaiva, Odete Maria de MatosFerreira, Ana Margarida Matos2014-03-182014-03-182014-01-07http://hdl.handle.net/10400.19/2048Mestrado em Marketing ResearchEsta dissertação caracteriza-se como sendo um estudo inserido no tema Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012. Sendo o turismo um dos principais agentes da economia global, e sendo o tema central deste estudo o Turismo Cultural, merece uma análise cuidada do tema em estudo. Assim, e dado a crescente evolução do turismo cultural, o principal objectivo deste estudo é compreender as imagens do destino, satisfação e motivação dos turistas presentes em Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012, uma vez que se tratou de um evento realizado apenas pela terceira vez em Portugal. O turismo cultural, que cada vez mais em voga, tem em Portugal um ênfase perante os turistas que cada vez mais exigentes que procuram experiências diferentes e únicas. Verifica-se que nos últimos anos há uma emergência para o consumo nesta área dos serviços. Para que se possam tirar conclusões práticas, foi realizado um questionário presencial a turistas presentes em Guimarães. Os dados foram analisados e extraídos pelo SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), por meio de ferramentas descritivas, análises univariantes e análise de regressão linear. No final foram apresentadas conclusões dos dados onde se verificou que as variáveis motivação e satisfação dos turistas presentes em Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012 são as variáveis que mais influenciam a visita e que portanto mereceram uma análise mais cuidada das mesmas.ABSTRACT: This work is characterized as being inserted in a study topic Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012. Since tourism is a major player in the global economy and the central theme of this study Cultural Tourism, deserves a careful analysis of the topic under study. Thus, given the growing trend of cultural tourism, the main objective of this study is to understand the images of the destination, satisfaction and motivation of tourists present in Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012, since it is performed only event the third time in Portugal. Cultural tourism, which is increasingly in vogue, as in Portugal one emphasis towards tourists who increasingly demanding, seeking different experiences and unique. It is noted that in recent years there is an emergency for consumption in this area of services. So that we can draw practical conclusions, conducted a questionnaire face the tourists present in Guimarães. Data were analyzed and extracted by SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), by way of descriptive tools, univariants analysis and linear regression analysis. Findings were presented at the end of the data where there was the variables motivation and satisfaction of tourists present in Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012 are the variables that most influence the visit and therefore deserve closer analysis of same.porTurismo culturalMotivaçãoSatisfaçãoImagemGuimarães Capital Europeia da Cultura 2012As motivações e satisfação dos turistas presentes em Guimarães CEC 2012master thesis201214776