Silva, Ana IsabelGomes, Helena Margarida dos Santos VasconcelosReis, Mariana Cardoso Guerra dos2020-09-282021-07-212020-07-21http://hdl.handle.net/10400.19/6380Este trabalho foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Seminário de Investigação sobre as Práticas, no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se dividido em duas partes e pretende evidenciar tanto o percurso feito no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada (PES), como o projeto desenvolvido englobando as áreas de Matemática e Português, particularmente ao nível da Literatura para a infância. O relatório foi estruturado em duas partes, a primeira apresenta as reflexões críticas sobre as práticas em contexto, relativas à PES I e II, que decorreram no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), e III e IV, relativas ao 2.º CEB, nas disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal. A segunda parte visa estudar as potencialidades de obras literárias de Literatura para a infância, identificando quais as ideias matemáticas que podem ser analisadas numa seleção de livros de Literatura para a infância. Descrevemos o processo de seleção de obras no âmbito da Literatura para a infância a partir das quais construímos uma categorização em função do destinatário privilegiado, alunos do 1.º CEB, e em função de conteúdos de aprendizagem descritos nos referenciais da ação docente. A partir de obras selecionadas, propomos dar a conhecer ideias matemáticas, potenciando a visão e articulação de conteúdos de Português e de Matemática no 1.º CEB.This work was elaborated within the curricular unit of Research Seminar on Practices, in the Master in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and Teaching of Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education, you can find divided into two parts and intends to highlight both the path taken during the Supervised Teaching Practice (PES), as well as the project developed encompassing the areas of Mathematics and Portuguese, particularly at the level of Literature for children. The report was structured in two parts, the first one presents the critical reflections on the practices in context, related to PES I and II, which took place in the 1st Cycle of Basic Education (CEB), and III and IV, related to 2nd CEB, in the disciplines of Portuguese and History and Geography of Portugal. The second part aims to study the potential of literary works of Literature for children, identifying which mathematical ideas can be analyzed in a selection of Literature books for children. We describe the process of selecting works within the scope of Literature for children, from which we built a categorization according to the privileged recipient, 1st CEB students, and according to the learning contents described in the teaching action references. From selected works, we propose to make known mathematical ideas, enhancing the vision and articulation of Portuguese and Mathematics contents in the 1st CEB.porLiteratura para a infânciaMatemáticaPortuguês1.º Ciclo do Ensino BásicoChildhood LiteratureMathematicsPortugueseLiteracy1st Cycle of Basic EducationLiteratura para a infância e Matemática: abordagens no 1.º Ciclo do Ensino Básicomaster thesis202521567