Matos, Isabel Aires deCastelo, AdelinaSousa, Rita Alexandra Teixeira de2015-12-032015-12-0320152015http://hdl.handle.net/10400.19/2972Este relatório de investigação surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O presente relatório encontra-se dividido em duas partes: na primeira, é feita uma análise e reflexão sobre as práticas vivenciadas nas PES II e III, no contexto do 1.º ciclo do ensino básico e de educação pré-escolar, respetivamente; a segunda parte diz respeito ao trabalho de investigação realizado sobre o tema deste relatório “Eficácia de diferentes estratégias no ensino do léxico em Português Língua não Materna na Educação Pré-Escolar”. Após o enquadramento do estudo, a revisão da literatura sobre os tópicos relevantes e a apresentação de metodologia, analisaram-se e discutiram-se os dados da investigação. A recolha de dados deste estudo foi realizada num jardim de infância da zona urbana de Viseu e consistiu na utilização de duas estratégias com uma criança de três anos para verificar qual a mais eficaz no ensino do léxico a crianças falantes de Português Língua Não Materna. Este estudo contribuiu para melhorar a minha capacidade crítica e reflexiva, sendo estes aspetos fundamentais para uma profissional da educação. Para além disso, permitiu desenvolver competências em relação à investigação, capacidades essas que devem acompanhar sempre um docente.This research report comes under the Course of Supervised Teaching Practice (STP, from “Prática de Ensino Supervisionada”, course name in Portuguese), part of the Master's Degree in Preschool Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education. This report is divided into two parts. The first is an analysis and reflection on the practices experienced in PES II and III, in the context of 1st Cycle of Basic Education and Preschool Education, correspondingly. The second part concerns the research conducted on the subject of this report: "Effectiveness of different strategies in teaching of vocabulary in Portuguese as a Foreign Language in Preschool Education". This the second part includes the framework of the study, the literature review on the relevant topics, the methodology, as well as the description and discussion of the data collected. The collection of data for this study was carried out in a preschool in the urban area of Viseu. It consisted of two strategies with a three-year-old child to observe which one was the most effective in the teaching of vocabulary to children using Portuguese as a Second Language. This study contributed to improve my critical and reflective capacity, and this is a fundamental component to a professional in the field of education. In addition, it was possible to develop skills related to research, which should always accompany a teacher/educator.porEstratégias de ensinoLíngua MaternaLíngua Não MaternaLéxicoEducação Pré-EscolarInstructional StrategiesMother TongueSecond LanguageLexiconPreschool EducationEficácia de diferentes estratégias no ensino do léxico em Português língua não materna na educação pré-escolar : estudo de casomaster thesis201014866