Vasconcelos, Cláudia2011-02-012011-02-011996-06http://hdl.handle.net/10400.19/665"A Matemática é geralmente considerada como uma ciência à parte, desligada da realidade, vivendo na penumbra do gabinete, um gabinete fechado, onde não entram os ruídos do mundo exterior, nem o sol nem os clamores dos homens. Isto só em parte é verdadeiro.(... )" (Caraça, 1970) Não poderia dar início à minha reflexão sobre a Educação Matemática em Portugal sem penetrar um pouco nas brumas do tal passado algo indeterminado, (Ponte, 1993) onde provavelmente ela terá tido a sua origem. É com a chamada Geração Científica de 40, da qual fazem parte um grande número de matemáticos e outros cientistas, que, num curto período (de meados dos anos 30 até meados dos anos 40), se nota alguma animação na vida cultural e científica do nosso país onde se vivia uma secular pasmaceira.. Assim, é neste contexto que são organizados seminários e conferências de actualizarão científica e feitas algumas publicações das quais destaco a revista Gazeta de Matemática e Conceitos Fundamentais da matemática onde Caraça (l 970) divulga a ideia da inteligibilidade da Matemática e da relação desta com os contextos sociais e culturais em que se desenvolve. Notamos que, até à década de 80, a Educação Matemática é marcada por uma certa descontinuidade pois é realizada por uma ou outra personalidade, como que por acaso interessada em Matemática (isto é, apenas existem alguns rudimentos- de uma área que se pretende afirmar e adquirir um estatuto próprio), embora tenha sido durante o período em questão que houve um certo movimento de renovação do ensino e da investigação matemática e foram lançadas as bases de desenvolvimento que perduram até ao presente e se projectam no futuro.porMatemáticaEnsinoInvestigação em educação matemática em Portugal: uma reflexao sobre a sua situação actual e perspectivas de desenvolvimejournal article