Melo, Ana Luísa Pinto De SoutoGonçalves, Liliana Andreia Carvalho Leite2024-02-062024-02-062024-01-15http://hdl.handle.net/10400.19/8238O presente Relatório Final de Estágio enquadra-se no Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, que confere habilitação profissional para lecionar no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório encontra-se subdividido em duas partes. A primeira parte, referese à reflexão crítica sobre as práticas em contexto, isto é, são apresentados os contextos onde decorreram as Práticas de Ensino Supervisionadas I, II e III ao longo de três semestres, bem como a apreciação crítica das mesmas. Para elaboramos uma reflexão crítica das Práticas de Ensino Supervisionadas I, II e III, recorremos a documentos orientadores e autores que nos fizeram refletir sobre o trabalho realizado. A segunda parte diz respeito ao trabalho de investigação, ou seja, é apresentado o estudo teórico e empírico denominado: “A importância atribuída pelos Encarregados de Educação às disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica”. No estudo empírico, foi realizada uma investigação de abordagem qualitativa e quantitativa, que teve como técnica privilegiada de recolha de dados o inquérito por questionário, aplicado aos Encarregados de Educação, com educandos no 2.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Airães, do Concelho de Felgueiras. Por meio da análise dos dados, podemos verificar, que todos os Encarregados de Educação, participantes, consideraram que as disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica eram importantes para o desenvolvimento do seu educando.This Final Internship Report is part of the Master’s Degree in Visual and Technological Education in Basic Education, which confers professional qualification to teach in the 2nd Cycle of Basic Education. This report is divided into two parts. The first part refers to the critical reflection on practices in context, that is, the contexts where Supervised Teaching Practices I, II and III took place over three semesters, as well as the critical appreciation of them. To elaborate a critical reflection of Supervised Teaching Practices I, II and III, we used guiding documents and authors who made us reflect on the work done. The second part concerns the research work, that is, it is presented the theoretical and empirical study called: "The importance attributed by the Parents to the disciplines of Visual Education and Technological Education". In the empirical study, an investigation of qualitative and quantitative approach was carried out, which had as a privileged technique of data collection the questionnaire survey, applied to Parents, with students in the 2nd Cycle of Basic Education of the Grouping of Schools of Airães, in the municipality of Felgueiras. Through data analysis, we could verify that all Parents, participants, considered that the disciplines of Visual Education and Technological Education were important for the development of their student.porEducação VisualEducação TecnológicaEducação ArtísticaVisual EducationTechnological EducationArtistic EducationA importância atribuída pelos Encarregados de Educação às disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológicamaster thesis203518160