Pacheco Figueiredo, MariaGonçalves, Nelson2011-01-252011-01-252010978-989-96590-0-1http://hdl.handle.net/10400.19/518Numa altura de alteração na formação inicial de educadores de infância que, de novo, realça a relação com a investigação e a produção de conhecimento profissional específico, apresenta-se uma análise de estudos desenvolvidos no âmbito de uma licenciatura que focaram a utilização das tecnologias de informação e comunicação (tic) na educação pré-escolar. A análise orientou-se por preocupações relativas à produção de conhecimento por professores e à necessidade de estudos que apoiem a decisão sobre a utilização das tic na educação pré-escolar. Foram apreciadas as instâncias conceptual, substantiva e metodológica dos estudos, em detrimento de uma revisão de resultados. Destacam-se características de investigação realizada por práticos e de conhecimento pedagógico de conteúdo concretizados por alguns desses estudos, bem como as combinatórias metodológicas e os procedimentos de acesso ao campo bem sucedidos. A criação de espaços de produção de investigação nos novos mestrados pode beneficiar da análise destes processos nessas dimensões.porEducação Pré-EscolarFormação de professoresIntegração curricular das TICSoftware LivreConhecimento ProfissionalO Projecto NetInfância e a construção de conhecimento profissional numa licenciatura em Educação de Infânciaconference object