Marques, Jorge AfolfoFernandes, Beatriz Batista2025-04-032025-04-032025-03-122025http://hdl.handle.net/10400.19/9312O presente trabalho inserido no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, visa explorar em profundidade a importância do património local no ensino da História no 2.º ciclo do Ensino Básico, concluindo que este elemento curricular não só enriquece significativamente o conhecimento histórico dos alunos, como também fortalece de forma considerável a identidade cultural e social. O estudo teve como principal objetivo compreender quais as conceções e práticas quer dos alunos quer dos professores acerca da importância do património local no processo de ensino-aprendizagem da História no 2.º CEB. A metodologia da investigação realizada teve por base a análise de material bibliográfico sobre a problemática em estudo, mas também, de modo a ir ao encontro dos objetivos gerais recorreu-se a inquéritos por questionário, os quais foram posteriormente analisados. Este estudo propõe, portanto, uma reflexão crítica e abrangente sobre as práticas pedagógicas atuais no ensino da História, destacando a necessidade premente de incorporar de forma mais efetiva e sistemática o património local como um recurso didático fundamental. Deste modo, ao relacionar os conteúdos programáticos com os recursos patrimoniais da região, os professores podem promover um processo de ensino-aprendizagem mais estimulantes, enriquecedor e relevante para o quotidiano dos alunos.This work, which is part of the Master's Degree in the Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal, at the School of Education of the Polytechnic Institute of Viseu, aims to explore in depth the importance of local patrimony in the teaching of History in the 2nd cycle of Basic Education, concluding that this curricular element not only significantly enriches students' historical knowledge, but also considerably strengthens cultural and social identity. The main objective of the study was to understand the conceptions and practices of both students and teachers about the importance of local patrimony in the teachinglearning process of History in the 2nd cycle of primary school. The research methodology was based on the analysis of bibliographic material on the problem under study, but also, to meet the general objectives, questionnaire surveys were used, which were then analyzed. This study therefore proposes a critical and comprehensive reflection on current pedagogical practices in the teaching of history, highlighting the urgent need to incorporate local patrimony more effectively and systematically as a fundamental didactic resource. In this way, by relating the syllabus to the region's patrimony resources, teachers can promote a teaching-learning process that is more stimulating, enriching and relevant to students' daily lives.porHistóriaPatrimónio LocalEducação PatrimonialIdentidadePráticas PedagógicasHistoryLocal PatrimonyPatrimony EducationIdentityPedagogical PracticesA Importância do Património Local no Processo de Ensino-Aprendizagem da História no 2.° Ciclo do Ensino Básicomaster thesis203931645