Silva, Ana IsabelPereira, Filipa Rodrigues2018-07-022019-01-022018Silva, A. I. & Pereira, F. R.(2018). Infografia: espaço de literacia em contexto de necessidades educativas especiais - o caso da surdez. In A Fenda Dixital: TIC, NEAE, Inclusión e Equidade/A Fenda Digital: TIC, NEE, Inclusão e Equidade. D.Gonçalves, J. F. Rodríguez, M. C. R. Lorenzo, M. C. C.Rodríguez & X. M. C. Fernández. Coords.) (2018). Porto: Escola Superior de Educação Paula Frassinetti.978-989-99984-1-4http://hdl.handle.net/10400.19/5025Ainda que comummente associada ao jornalismo, a infografia atualiza potencialidades que pensamos redimensionar para diversos contextos educativos, incluindo a educação especial. Nesta comunicação descrevemos a infografia como uma ferramenta ao serviço da literacia, pelo cariz facilitador da compreensão das mensagens escritas. Propomos cartografar a utilização desta ferramenta ao serviço de crianças e jovens com necessidade educativas especiais (NEE), promovendo a literacia visual. A partir da análise de documentos reguladores da ação docente, de instrumentos e recursos didáticos à disposição de professores, descrevemos a pertinência da utilização da infografia para e com estes públicos, em particular a comunidade s/Surda. Paralelamente, propomos, neste âmbito, caracterizar e avaliar o impacto da utilização da infografia na compreensão de conteúdos escolares em diferentes anos de escolaridade.porLiteraciaInfografiaTICNecessidades Educativas EspeciaisSurdezInfografia: espaço de literacia em contexto de necessidades educativas especiais - o caso da surdezbook part