Sebold, RoselitaCardoso, DarcléFarinell, MartaCarcerer, DanielaRausch, Rita2021-02-262021-02-262016Sebold, R., Cardoso, D., Farinelli, M., Carcereri, D., & Rausch, R., (2016). Reflexões sobre a formação continuada de professores. Millenium, 2(ed espec nº1), 153-159.http://hdl.handle.net/10400.19/6648Introdução: O Departamento de Odontologia, do município de Rio do Sul, Santa Catarina, Brasil desenvolve, desde 1991, formações continuadas de educação em saúde para professores do ensino fundamental anos iniciais, a fim de aumentar a literacia para a saúde (LS) dos educadore. A LS é vista como “consequencia do acesso da pessoa a informação de saúde. Esta informação pode ser apropriada pelo indivíduo com o desenvolvimento das suas capacidades de compreensão, influenciando a avaliação que pode efectuar das acções a tomar”. (Saboga – Nunes, 2014).Métodos: O presente estudo visa descrever o trabalho desenvolvido na formação continuada de professores sob a perspectiva da literacia para a saúde e do processo de educação em saúde, nos projetos realizados com os estudantes.Resultados: A socialização dos projetos nas formações criou um espaço de ação-reflexão-ação, pela abordagem do conceito ampliado de saúde, de promoção da saúde e da literacia para a saúde. Por meio desenvolvimento das suas capacidades de compreensão, ou seja apropriação do conhecimento, gestão deste, amplia-se as possibilidades para um trabalho de educação em saúde e permite aos educadores e profissionais da saúde, elaborar sequências de atividades que promovam a saúde.Conclusões: Considera-se que os professores são os agentes de literacia e os articuladores entre os interesses dos alunos e da comunidade com flexibilidade para agir de acordo com as situações-problema no contexto de suas escolas.porLiteracia para a saúdeEducação em saúdePromoção da saúdeEducação continuada de professoresReflexões sobre a formação continuada de professoresjournal article2021-02-26