Carvalho, PaulaNovais, AnabelaAlmeida, Laura Gomes Costa Almeida2014-06-302014-06-302011http://hdl.handle.net/10400.19/2215A escassez de água é um dos problemas atuais mais preocupante que a humanidade tem de enfrentar. Cada ser humano tem de assumir a sua responsabilidade individual na resolução deste problema. Para isso é necessário que tome consciência que a água potável é um recurso finito e que a continuidade da vida está intimamente ligada à sua existência. É neste contexto que surge o presente trabalho de investigação, desenvolvido com alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, tendo como objetivos fundamentais: (i) sensibilizar o aluno para a necessidade de usar a água de forma consciente e sustentável, (ii) avaliar o impacto de uma ação educativa de sensibilização na redução do consumo da água pelos alunos no seu dia-a-dia e (iii) determinar a influência da partilha da sensibilização pelos alunos aos seus agregados familiares, na alteração dos seus padrões de consumo de água. Foi aplicado um questionário para detetar os hábitos de consumo e poupança de água dos alunos e do seu agregado familiar. Seguiu-se uma ação educativa de sensibilização, que lhes permitiu refletir sobre os seus verdadeiros gastos de água, a repensar os seus hábitos e a sentir a necessidade de preservar a água. Após essa ação, foi verificada, através da aplicação do mesmo questionário, a redução do consumo de água e a adoção de mais medidas de poupança por parte dos alunos e respetivos agregados familiares. Pôde-se verificar que a turma reduziu em 36% o seu consumo de água com o autoclismo e com os banhos, o que se traduziu numa poupança de 144 443 litros de água por semana.Water scarcity is one of the most serious problems facing humanity today. Every human being has to assume their individual responsibility in addressing this issue. For this, it is necessary to be aware that potable water is a limited resource and life as we know it is closely linked to its existence. This underlying context is the foundation for this research. It was undertaken with students in sixth years of basic education, and its main objectives are: (i) to raise students’ awareness of the need to use water consciously and sustainably, (ii) to assess the impact of an educational awareness programme on reducing water consumption by students in their daily routines and (iii) to determine the influence of the students sharing this awareness with their households in terms of changing their patterns of water consumption. A questionnaire was applied to detect the students’ and their households’ consumption and water saving habits. This was followed by an educational awareness programme which allowed them to reflect on their true water use, to rethink their habits, and to recognise the need to conserve water. After this programme, the same questionnaire was applied to find out if they had actually reduced their water consumption and adopted other water saving measures along with the other members of their households. This group of students was found to have decreased their water use by 36% taking only into account their reductions in toilet cistern consumption and bathing routines, resulting in savings of 144 443 litres of water per week.porÁguaDesenvolvimento sustentávelEscassez de águaUso eficiente da águaEducação para a sustentabilidade da águaEducação para a sustentabilidade da água : uma abordagem com alunos do 2º ciclo do ensino básicomaster thesis201215586