Providência, Natália BebianoJr. Providência, João da2011-02-012011-02-012001-101647-662Xhttp://hdl.handle.net/10400.19/649Na sociedade global, em particular na sociedade portuguesa, o preconceito contra a matemática assume contornos merecedores de reflexão. Ciência morta, onde tudo está feito, ciência elitista ou imperialista, com exagerado peso selectivo nos curricula e no ingresso no ensino superior, são alguns epítetos que exornam a sua imagem. Existe uma subavaliação da matemática por parte da opinião pública. Cabe aos matemáticos a promoção de uma nova relação da sociedade com a sua ciência. A matemática tem lugar central nos currículos escolares em todo o mundo e, em todo o mundo, milhares de matemáticos ocupam-se da resolução de problemas extremamente variados. Milhares de matemáticos e de pedagogos inventam técnicas inovadoras e novas modalidades de ensino, tentando fomentar o sucesso numa disciplina com inegável peso no acesso à maioria dos cursos superiores.porMatemáticaSociedade da Informação"McDonaldizar" a Matemática da geração Nintendo?journal article