Silva, PauloSeabra, CláudiaCunha, I. F.2019-07-182019-07-182019Silva, P.; Seabra, C.; Ferin, I. (2019). Smartphones: o sistema nervoso da comunicação líquida. Media & Jornalismo, 18(34): 65-81.1645-56812183-5462http://hdl.handle.net/10400.19/5575A utilização das novas tecnologias móveis tornou-se um fenómeno global. Existe “uma cultura jovem móvel global” e uma “emergência da sociabilidade em rede” (Castells et al., 2009: 183-184). O objetivo deste estudo passou por compreender a utilização dos telemóveis pelos millennials, que gratificações procuram e os efeitos sociais gerados pela utilização destes equipamentos. O trabalho desenvolvido, através de uma metodologia mista que reuniu a investigação quantitativa e qualitativa, compreendeu a análise de 649 questionários a jovens adultos e 46 posts das páginas da rede social Facebook, dos principais operadores do setor das telecomunicações, em Portugal. O efeito da vivência da experiência de fluxo, entre outros resultados revelados pelo modelo de equações estruturais, poderá servir de advertência para os próprios utilizadores, pais, empresas e escolas que funcionam como mediadores do ensino da linguagem, através das novas tecnologias.porMillennialsPublicidadeTelemóveisUsos & gratificaçõesExperiência de fluxoSmartphones: o sistema nervoso da comunicação líquidaSmartphones: the nervous system of liquid communicationSmartphones: el sistema nervioso de la comunicación líquidajournal article10.14195/2183-5462